Lula sanciona lei que prevê tornozeleira eletrônica para agressores de mulheres

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente também sancionou o aumento da pena para violência contra mulheres com uso de IA e proibição de discriminar em bolsas acadêmicas por motivo de gestação ou adoção.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (24) lei que prevê o uso de tornozeleira eletrônica ou de qualquer outro dispositivo que monitore a localização do agressor acusado de violência doméstica contra a mulher. A sanção foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU).

Divulgação

A nova lei altera o texto da Lei Maria da Penha, para acrescentar ao grupo de medidas protetivas de urgência a possibilidade de “monitoramento eletrônico”, o que pode ser a tornozeleira, mas também outro aparelho.

A lei que modifica a Lei Maria da Penha também diz que a vítima ficará com um “dispositivo de segurança” – sem especificar qual – para que seja alertada em caso de aproximação do infrator.

  • A Lei Maria da Penha diz que se for constatada a prática de violência doméstica contra a mulher, o juiz pode aplicar imediatamente um conjunto de medidas que o acusado precisa cumprir. São exemplos: suspensão da posse de arma do agressor, afastamento do lar, proibição de contato com a vítima, com os filhos do casal e ainda com a família da mulher agredida.

IA e igualdade em bolsas acadêmicas

Lula também sancionou outras duas leis para a proteção de mulheres:

  • Aumento da pena para crimes de violência contra mulheres com uso de inteligência artificial (IA);
  • Proibição da discriminação em bolsas acadêmicas por motivo de gestação ou adoção.

A primeira aumenta a pena para crimes de violência psicológica contra mulheres cometidos com o auxílio de IA, como a criação ou manipulação de imagens da vítima.

Neste caso, a pena de reclusão, que é de seis meses a dois anos, será aumentada em 50% nos casos de uso da IA. A nova lei também altera o Código Penal do Brasil e define como violência psicológica toda conduta que cause danos emocionais às mulheres.

Já a outra lei sancionada pelo presidente proíbe critérios discriminatórios para concessão de bolsas acadêmicas contra estudantes e pesquisadoras por motivo de gestação, parto, nascimento de filho, processo de adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção.

Entre as práticas proibidas está a formulação de perguntas sobre planejamento familiar durante entrevistas de seleção, que pode ser considerada discriminatória.
A lei também reconhece os impactos temporários da maternidade na vida acadêmica das estudantes e pesquisadoras.

Em caso de licença-maternidade, o período de avaliação de produtividade científica será estendido por dois anos além do prazo originalmente previsto. Os agentes públicos que praticarem condutas discriminatórias estarão sujeitos a sanções administrativas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Consumo de café é associado à redução do risco de demência, aponta pesquisa

O café pode reduzir o risco de demência e atuar como aliado do envelhecimento saudável, aponta um estudo conduzido...

Prefeito de Guadalupe afirma que limpeza pública precisa avançar e diz que cobrará providências da empresa responsável

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe utilizou suas redes sociais, nesta segunda-feira, 9 de fevereiro,...

Seduc lança edital de bolsas para estágio de alunos de cursos técnicos

Programa Oportunidade Jovem prevê apoio financeiro de até seis parcelas para estudantes da rede estadual. A Secretaria da Educação do...

Pesquisa Real Time Big Data mostra Lula na liderança do 1º turno e Flávio firme em 2º lugar

Pesquisa testou 3 cenários; pré-candidatos do PSD pontuam de 5% a 10% Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta 2ª...
spot_img

Ciro Nogueira destina mais de R$ 1 milhão para Itaueira e inaugura campo de futebol

Recursos contemplam obras de infraestrutura, esportes e saúde, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local O senador Ciro Nogueira (Progressistas)...

PF deflagra operação contra fraude em títulos de capitalização no Piauí

Na manhã desse domingo (08), a Polícia Federal deflagrou a Operação Aleatorious, com foco na interrupção da atuação fraudulenta...
spot_img

Posts Recomendados