SUS começa a oferecer novo exame para prevenir câncer de colo de útero

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Enquanto o papanicolau identifica células já com alterações no útero, o teste molecular age no início do problema: identifica se a paciente tem HPV, mais precisamente o DNA do vírus.

A partir de maio, o SUS vai oferecer um novo exame para prevenir o câncer de colo de útero de maneira mais precoce.

A auxiliar administrativo Luciene Fernandes demorou a fazer o papanicolau depois que teve filho, mas sabe como o exame é necessário:

“A gente acaba esquecendo de nós mesmos para cuidar dos outros e vai passando o tempo, mas isso é muito importante”.

O papanicolau é um exame que coleta células do colo do útero e detecta se há sinais de câncer ou de pré-câncer na região. O vírus HPV é o principal causador da doença. O INCA estima 17 mil novos casos de câncer de colo do útero em 2025 no Brasil.

Divulgação

A partir deste maio, o SUS começa a fazer também um outro exame para prevenir câncer de colo de útero: é um teste molecular. Enquanto o papanicolau identifica células já com alterações no útero, este outro modelo age antes, no início do problema: identifica se a paciente tem HPV, mais precisamente o DNA do vírus. O Ministério da Saúde vai implementar o novo exame gradualmente.

“Nós vamos começar no estado de Pernambuco, que já vem trabalhando e já testou 27 mil mulheres até agora. A perspectiva é que ao longo do segundo semestre de 2025, ele vá ganhando outros estados no país e vá podendo ter uma dinâmica ainda maior”, diz Mozart Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

Quando o teste estiver totalmente implementado no país, o intervalo entre os exames será maior.

"Estatisticamente, nós sabemos que fazer o teste de cinco em cinco anos, ele é mais efetivo para prevenção do câncer de colo e das lesões pré-cancerígenas do que fazer o papanicolau de dois em dois, ou de ano em ano. Então, nós vamos concentrar em acompanhar e tratar paciente que o HPV veio positivo. A que veio negativo vai fazer o exame de rotina de cinco em cinco anos”, explica Anderson Bruno, ginecologista da clínica ginecológica 3 da Santa Casa/ BH.
SUS começa a oferecer novo exame para prevenir câncer de colo de útero — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
SUS começa a oferecer novo exame para prevenir câncer de colo de útero — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Para a paciente, a coleta na sala do ginecologista continua da mesma forma. A diferença é na análise do material.

“A detecção do papiloma vírus, como é o teste molecular, te dá alguns anos em caráter preventivo de adiantamento em relação a qualquer lesão que possa aparecer anos depois”, afirma Marcelo Soares, chefe do programa de Oncovirologia do INCA.

A professora do Departamento de Ginecologia da UFMG, Andrezza Vilaça, confirmou em uma pesquisa o que já acontece com a aplicação do exame em outros países:

“De acordo com pesquisas mundiais, inclusive como uma recomendação da OMS, esse tipo de rastreamento é um rastreamento que, sendo organizado na população como um todo, vai nos proporcionar um cuidado maior para as pacientes que são portadoras do vírus e isso a gente consegue prevenir que elas evoluam ou que elas cheguem no estágio mais avançado da doença”.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

Texto passará por análise dos deputados O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que...

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...
spot_img

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...
spot_img

Posts Recomendados