Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos em primeira entrevista coletiva

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pontífice destacou importância da imprensa na promoção da paz e se posicionou contra prisões dos que ‘buscam contar a verdade’ em primeiro encontro com a imprensa mundial no Vaticano nesta segunda (12).

O papa Leão XIV pediu o fim de uma polarizadora “guerra de palavras” e a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo durante o primeiro encontro com jornalistas da imprensa mundial no Vaticano na manhã desta segunda-feira (12).

Em pronunciamento aos jornalistas, o pontífice pediu que a mídia aja contra a polarização no mundo, e ressaltou a importância da comunicação para promover a paz e “contar a verdade”.

“A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros e falamos sobre os outros. Nesse sentido, a maneira como nos comunicamos é de importância fundamental. Precisamos dizer não à guerra de palavras, de imagens”, afirmou Leão XIV.

Segundo Leão XIV, os jornalistas têm um importante papel ao narrar as guerras e injustiças, e é necessário discernir qualquer comunicação do extremismo e do ódio. O pontífice pediu uma comunicação capaz de escuta e de capturar a voz daqueles que não a têm.

O pontífice também voltou a falar sobre a Inteligência Artificial e pediu que a tecnologia seja usada com “responsabilidade e discernimento” na comunicação.

Foto: Alberto PIZZOLI / AFP

O encontro de Leão XIV com a mídia ocorreu em um momento de grande cobertura da mídia mundial no Vaticano por conta do conclave. Ele foi ovacionado pelos jornalistas presentes em alguns momentos e cumprimentou jornalistas ao terminar sua fala.

Leão XIV pediu ainda a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo e ressaltou a solidariedade da Igreja Católica com essas pessoas.

"O sofrimento dos jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a salvaguardar o precioso dom da liberdade de expressão e de imprensa", afirmou Leão XIV.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) calcula que em 1º de dezembro de 2024 havia quase 550 jornalistas presos no mundo e outros 55 que estavam sequestrados.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados