Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos em primeira entrevista coletiva

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pontífice destacou importância da imprensa na promoção da paz e se posicionou contra prisões dos que ‘buscam contar a verdade’ em primeiro encontro com a imprensa mundial no Vaticano nesta segunda (12).

O papa Leão XIV pediu o fim de uma polarizadora “guerra de palavras” e a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo durante o primeiro encontro com jornalistas da imprensa mundial no Vaticano na manhã desta segunda-feira (12).

Em pronunciamento aos jornalistas, o pontífice pediu que a mídia aja contra a polarização no mundo, e ressaltou a importância da comunicação para promover a paz e “contar a verdade”.

“A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros e falamos sobre os outros. Nesse sentido, a maneira como nos comunicamos é de importância fundamental. Precisamos dizer não à guerra de palavras, de imagens”, afirmou Leão XIV.

Segundo Leão XIV, os jornalistas têm um importante papel ao narrar as guerras e injustiças, e é necessário discernir qualquer comunicação do extremismo e do ódio. O pontífice pediu uma comunicação capaz de escuta e de capturar a voz daqueles que não a têm.

O pontífice também voltou a falar sobre a Inteligência Artificial e pediu que a tecnologia seja usada com “responsabilidade e discernimento” na comunicação.

Foto: Alberto PIZZOLI / AFP

O encontro de Leão XIV com a mídia ocorreu em um momento de grande cobertura da mídia mundial no Vaticano por conta do conclave. Ele foi ovacionado pelos jornalistas presentes em alguns momentos e cumprimentou jornalistas ao terminar sua fala.

Leão XIV pediu ainda a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo e ressaltou a solidariedade da Igreja Católica com essas pessoas.

"O sofrimento dos jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a salvaguardar o precioso dom da liberdade de expressão e de imprensa", afirmou Leão XIV.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) calcula que em 1º de dezembro de 2024 havia quase 550 jornalistas presos no mundo e outros 55 que estavam sequestrados.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE-PI monitora indícios de infiltração de facções em contratos públicos

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kléber Eulálio, afirmou que a Corte de Contas...

Estudo indica reversão da disfunção erétil em 90% dos casos com “viagra eletrônico”

Dispositivo implantável estimula nervos pélvicos e permite retorno da ereção em homens com lesão medular ou após cirurgia. Um dispositivo...

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...
spot_img

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Posts Recomendados