Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Papa Leão XIV pede libertação de jornalistas presos em primeira entrevista coletiva

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pontífice destacou importância da imprensa na promoção da paz e se posicionou contra prisões dos que ‘buscam contar a verdade’ em primeiro encontro com a imprensa mundial no Vaticano nesta segunda (12).

O papa Leão XIV pediu o fim de uma polarizadora “guerra de palavras” e a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo durante o primeiro encontro com jornalistas da imprensa mundial no Vaticano na manhã desta segunda-feira (12).

Em pronunciamento aos jornalistas, o pontífice pediu que a mídia aja contra a polarização no mundo, e ressaltou a importância da comunicação para promover a paz e “contar a verdade”.

“A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros e falamos sobre os outros. Nesse sentido, a maneira como nos comunicamos é de importância fundamental. Precisamos dizer não à guerra de palavras, de imagens”, afirmou Leão XIV.

Segundo Leão XIV, os jornalistas têm um importante papel ao narrar as guerras e injustiças, e é necessário discernir qualquer comunicação do extremismo e do ódio. O pontífice pediu uma comunicação capaz de escuta e de capturar a voz daqueles que não a têm.

O pontífice também voltou a falar sobre a Inteligência Artificial e pediu que a tecnologia seja usada com “responsabilidade e discernimento” na comunicação.

Foto: Alberto PIZZOLI / AFP

O encontro de Leão XIV com a mídia ocorreu em um momento de grande cobertura da mídia mundial no Vaticano por conta do conclave. Ele foi ovacionado pelos jornalistas presentes em alguns momentos e cumprimentou jornalistas ao terminar sua fala.

Leão XIV pediu ainda a libertação de jornalistas presos ao redor do mundo e ressaltou a solidariedade da Igreja Católica com essas pessoas.

"O sofrimento dos jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a salvaguardar o precioso dom da liberdade de expressão e de imprensa", afirmou Leão XIV.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) calcula que em 1º de dezembro de 2024 havia quase 550 jornalistas presos no mundo e outros 55 que estavam sequestrados.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Deputado Marcus Vinícius e lideranças de Floriano se reúnem com o Secretário de Governo, Ivanovick Dias, no Palácio de Karnak

O encontro contou com a participação dos vereadores Edvaldo Araújo e Carlos Eduardo, e dos líderes Daguia de Dona...

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

Legislação libera contramedidas como suspensão de concessões O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o...

Professor Elias Neto de Guadalupe é aprovado na segunda fase da prova da OAB e já pode advogar

Elias já é formado em Geografia há vários anos e concursado pela prefeitura de Guadalupe. Por Leônidas Amorim - Colunista...

Ministro Wellington Dias e vice-prefeita de Imperatriz debatem fortalecimento da assistência social

Na reunião, foram debatidas estratégias com foco no combate à fome e redução da pobreza O ministro do Desenvolvimento e...
spot_img

Líder do PT na Câmara diz que tarifas de Trump são ataque à democracia

'Temos um ataque econômico, mas temos um ataque às instituições' O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias...

No Piauí, Alepi aprova indicativo do piso salarial de técnicos em radiologia no estado

O piso deverá ser aplicado tanto na rede pública quanto na privada de saúde. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...
spot_img

Posts Recomendados