Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeira Turma da Corte também determinou perda do mandato parlamentar e pena de 8 anos e 3 meses para o hacker Walter Delgatti

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, em unanimidade, pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Zambelli teve condenação de 10 anos de prisão e perda de mandato parlamentar, enquanto Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão.

Lula Marques/ Agência Brasil

O julgamento acontece no plenário virtual da Corte e foi encerrado na noite desta quarta-feira, 14. O último a proferir seu voto foi o ministro Luiz Fux. A decisão também prevê que a dupla deverá pagar uma indenização de 2 milhões de reais por danos morais e coletivos.

Compõem o colegiado, ainda, os ministros: Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli e Delgatti coordenaram os ataques ao sistema do CNJ com o objetivo de desacreditar a Justiça e fomentar atos antidemocráticos. A PGR afirma que Zambelli orientou Delgatti a invadir o sistema e inserir documentos falsos, entre eles um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

No último sábado, 10, quando o placar na Primeira Turma já era de 4 a 0, a defesa da deputada se manifestou alegando que a pena é desproporcional. Já os advogados de Delgatti disseram que também vão contestar a decisão, alegando interpretação exagerada das provas — ele já está preso preventivamente.

Moraes

No seu voto, acompanhado pelos demais magistrados, o relator Alexandre de Moraes decidiu, além da pena de prisão, pela perda do mandato parlamentar da deputada quando o caso transitar em julgado, ou seja, quando forem esgotadas as possibilidades de ela recorrer. Segundo Moraes, a cassação deve ser aplicada porque a pena de prisão em regime fechado, por si só, já provocaria a ausência da deputada por mais de 120 dias. Nesses casos, a Constituição determina que a perda de mandato é compulsória.

Denúncia

O ministro Alexandre de Moraes seguiu o que foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na denúncia. Segundo a investigação, Zambelli foi a autora intelectual da invasão do sistema do CNJ para emissão de um mandado falso de prisão contra Moraes.

Durante a tramitação do processo, Carla Zambelli negou as acusações de ter atuado como mandante da invasão e de ter solicitado o hackeamento a Walter Delgatti. Já o hacker é réu confesso — o hacker reafirmou as acusações contra a parlamentar e confirmou que a invasão foi solicitada por ela.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Conheça seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas. Julho traz o...

Implante contraceptivo de até R$ 4 mil que dura até três anos chega ao SUS

Implante é considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis e só estava na rede privada. Agora, Ministério da...

Papa Leão XIV adota medida contra abusos sexuais cometidos por membros da igreja

O papa Leão 14 nomeou neste sábado (5) um arcebispo francês como novo líder da comissão do Vaticano sobre...

Mais de 17 milhões de famílias terão conta de luz gratuita, anuncia governo

Benefício atinge inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo; Congresso tem 120 dias para aprovar a...
spot_img

Mais de 200 embarcações participam da 2ª Expedição Náutica no Lago de Boa Esperança, com largada em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Neste sábado, 5 de julho, Guadalupe foi novamente sede de um evento que...

Prefeitura de Teresina proíbe mototáxis com motos acima de 10 anos de fabricação

Um decreto da Prefeitura de Teresina, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4), altera as regras para circulação de...
spot_img

Posts Recomendados