Projeto prevê que alunos com nota alta no Enem poderão entrar na universidade sem terminar o ensino médio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um novo Projeto de Lei na Câmara dos Deputados busca permitir que estudantes com alto desempenho acadêmico ingressem em universidades mesmo antes de concluir o ensino médio.

De autoria do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), a proposta visa garantir que alunos que ainda estão no ensino médio, mas têm desempenho superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possam se matricular em instituições de educação superior. Para ter acesso a essa oportunidade, os alunos devem ter pelo menos 550 pontos nas cinco áreas do Enem: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação.

Além disso, está previsto que a declaração de conclusão do ensino médio seja suficiente para a matrícula, caso a universidade exija tal documentação para os alunos aprovados.

Atualmente, estudantes que não completaram o ensino médio devem realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para obter o certificado. Vale ressaltar que, até 2017, o Enem permitia que os alunos conseguissem esse certificado.

Divulgação

O deputado Lucas Gonzalez expressou sua preocupação com a situação dos alunos que apresentam excelente desempenho em exames de proficiência, mas enfrentam barreiras burocráticas para acessar o ensino superior. “É recorrente a quantidade de reclamações dos alunos que são extremamente bem-sucedidos em exames nacionais de proficiência, mas que, por questões meramente burocráticas, são impedidos de ingressar no ensino superior”, afirmou o parlamentar.

O relator da proposta, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), sugeriu alterações no texto, propondo a remoção da nota mínima. De acordo com suas observações, “considerados equivalentes aos candidatos que tenham concluído o ensino médio estão os estudantes que tenham obtido alto desempenho no Enem, conforme definido em regulamento”.

As modificações no projeto poderão ocorrer após a audiência pública que será conduzida pelo relator. “A expectativa é que, após essa audiência pública, o projeto retorne à pauta e seja apreciado. Por isso, este debate é fundamental para aperfeiçoar o texto e fazer mudanças em meu substitutivo”, finalizou Garcia.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novas regras do PIX começam a valer e facilitam recuperação de dinheiro roubado

Sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam...

MEC lança obras do Hospital Universitário em Parnaíba com 120 leitos e investimento de R$ 48,3 milhões

Projeto inclui construção de 20 leitos de UTIs; na solenidade também foi anunciado revitalização do Restaurante Universitário da UFDpar. Parnaíba...

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática. O Departamento Estadual de Trânsito do...

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para...
spot_img

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...
spot_img

Posts Recomendados