Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Projeto prevê que alunos com nota alta no Enem poderão entrar na universidade sem terminar o ensino médio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um novo Projeto de Lei na Câmara dos Deputados busca permitir que estudantes com alto desempenho acadêmico ingressem em universidades mesmo antes de concluir o ensino médio.

De autoria do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), a proposta visa garantir que alunos que ainda estão no ensino médio, mas têm desempenho superior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possam se matricular em instituições de educação superior. Para ter acesso a essa oportunidade, os alunos devem ter pelo menos 550 pontos nas cinco áreas do Enem: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação.

Além disso, está previsto que a declaração de conclusão do ensino médio seja suficiente para a matrícula, caso a universidade exija tal documentação para os alunos aprovados.

Atualmente, estudantes que não completaram o ensino médio devem realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para obter o certificado. Vale ressaltar que, até 2017, o Enem permitia que os alunos conseguissem esse certificado.

Divulgação

O deputado Lucas Gonzalez expressou sua preocupação com a situação dos alunos que apresentam excelente desempenho em exames de proficiência, mas enfrentam barreiras burocráticas para acessar o ensino superior. “É recorrente a quantidade de reclamações dos alunos que são extremamente bem-sucedidos em exames nacionais de proficiência, mas que, por questões meramente burocráticas, são impedidos de ingressar no ensino superior”, afirmou o parlamentar.

O relator da proposta, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), sugeriu alterações no texto, propondo a remoção da nota mínima. De acordo com suas observações, “considerados equivalentes aos candidatos que tenham concluído o ensino médio estão os estudantes que tenham obtido alto desempenho no Enem, conforme definido em regulamento”.

As modificações no projeto poderão ocorrer após a audiência pública que será conduzida pelo relator. “A expectativa é que, após essa audiência pública, o projeto retorne à pauta e seja apreciado. Por isso, este debate é fundamental para aperfeiçoar o texto e fazer mudanças em meu substitutivo”, finalizou Garcia.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

No Maranhão, prefeito que matou policial militar pede licença para ‘cuidados psiquiátricos’

O prefeito João Vitor Xavier alega que agiu em 'legítima defesa'. O afastamento é pelo período de 125 dias...

Câmara dos deputados proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Proposta segue para avaliação no Senado A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o Projeto de Lei (PL) 6020/23, que...

Brasil e Índia pedem vagas permanentes em conselho de segurança da ONU

Lula recebeu primeiro-ministro Narendra Modi em Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (8), em Brasília,...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 32 milhões

A partir desta quarta-feira (9), as apostas da Mega-Sena passarão a custar R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas...
spot_img

ETA de Guadalupe passará por manutenção nesta quarta (9) e paralisação vai causar falta de água das 10h às 15h

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Guadalupe enfrentará, nesta quarta-feira (9), uma interrupção temporária no fornecimento...

Criação do Procon em Guadalupe avança após reunião entre Jesse James, MPPI e Procon Estadual

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, participou nesta terça-feira, 8 de julho, de...
spot_img

Posts Recomendados