INSS registra 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos indevidos em apenas dois dias

-

- Advertisment -spot_img

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram mais de 1 milhão de pedidos de reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas.

Em números totais, 1.051.238 de segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135 de atendimento telefônico.

INSS registra 1 milhão de pedidos de reembolso por descontos indevidos em apenas dois dias

Outros 17.963 informaram que o desconto foi autorizado. O balanço foi divulgado na tarde desta quinta-feira (15) pelo INSS, com dados apurados até as 17h.

Este é apenas o segundo dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar quanto teve de descontos ao longo dos últimos anos e informar se eles foram autorizados ou não, abrindo, assim, um processo administrativo para receber o dinheiro de volta.

São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.

Cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.

Investigação

Esses descontos são alvo de investigação pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que apura a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, associando de forma não autorizada os segurados do INSS.

Ao todo, desde ontem, mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS para verificar quanto tiveram de desconto. O prazo para solicitar um eventual reembolso é indeterminado.

As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar uma documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, para comprovar a adesão voluntária do beneficiário aos descontos ou efetuar o recolhimento do dinheiro devido.

Em caso de pagamento, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para posterior devolução na conta do segurado. Essas organizações poderão usar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

Desde a semana passada, quem não teve descontos associativos recebeu a seguinte mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício”.

Alerta de golpes

Em seu site, o INSS alerta que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS por e-mail, WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.

“É preciso redobrar o cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. […] Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação”, disse a autarquia, em nota.

As informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas pelos meios oficiais do instituto: o site do INSS e as redes sociais oficiais do INSS com símbolo de conta verificada.

Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de teleatendimento 135.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Acidente entre van e caminhão em Planaltina deixa cinco mortos

Teste de alcoolemia feito pela PRF deu negativoOnze pessoas ficaram feridas e outras cinco morreram após a colisão de...

Ciro Nogueira defende redução da maioridade penal: “O povo já decidiu”

Político cita apoio popular e exemplos internacionais para justificar proposta que reduz idade penal de 18 para 16 anos,...

Polícia Federal faz operação sobre vazamento de dados da Receita Federal

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio...

Preso em Floriano homem que furtava subestação de energia e quase provocou ‘apagão’

Acusado de furtar cabos da subestação de energia de Floriano, um homem de 46 anos, identificado pelas iniciais F.A.R.S.,...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Piauí alcança 99% de energia renovável e se consolida como o estado mais sustentável do país

Com liderança nacional em energia renovável, Piauí ocupa a terceira colocação na produção solar e eólica.O Piauí vem se...

Papa Leão XIV confirma ex-arcebispo de Teresina em órgão que ajuda a escolher bispos

Dom Sergio já teve passagem marcante pelo Piauí. Ele foi arcebispo de Teresina entre 2008 e 2011.O Papa Leão...

Carga de eletrônicos é apreendida em Floriano pela PRF

O condutor, que é natural do estado do Ceará,...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você