Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Sem atendimento, oito bebês morrem com cardiopatia congênita no Piauí; Defensoria Federal ajuíza ações

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Piauí, oito bebês com cardiopatia congênita morreram em cerca de um ano, devido à falta de assistência médica adequada. A Defensoria da União ajuizou ações civis públicas pedindo providências da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Ministério da Saúde.

O Piauí não oferta serviços de média e alta complexidade para recém-nascidos com a cardiopatia congênita, no entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) oferta o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). As mães denunciam que há demora no atendimento e que os filhos estão morrendo antes de terem o direto de transferência autorizado na justiça.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou nota afirmando que trata o problema dos bebês com cardiopatia com a “devida prioridade” e que está organizando o sistema para permitir a abertura de novos serviços no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) e na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). Veja nota na íntegra no final da reportagem.

A Defensoria Pública Federal informou a Justiça Federal que tem aumentado o número de casos de morte de bebês nos últimos anos no estado.

Bebês com cardiopatia congênita nascem com malformações no coração e/ou nos vasos sanguíneos. A gravidade da doença varia de acordo com o tipo e a extensão da alteração. Em alguns casos, podem surgir problemas críticos já no período neonatal, que exigem diagnóstico e intervenção precoce para garantir a sobrevida e a qualidade de vida do recém-nascido. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 mil crianças nascem por ano com o problema no Brasil, isso corresponde a uma incidência de aproximadamente 10 crianças por cada 1000 nascidos vivos.

Como o Piauí não tem serviços de alta complexidade para esses casos, os bebês precisam ser transferidos em UTI aérea para um Centro de Referência de outros estados. No estado, os recém-nascidos estão sendo levados para hospital em Fortaleza, no Ceará e os casos mais graves para São Paulo.

O defensor público federal, Rômulo Plácido, informou nas ações ajuizadas na Justiça Federal, a Defensoria pede que os gestores do SUS realizem exames para detectar a doença ainda na barriga da mãe e que as gestantes sejam encaminhas, antes de ter o bebês, para centros de referências.

“A Defensoria está tentando acordar com os gestores do SUS para que as mães sejam submetidas a exames para que se possa detectar precocemente, ainda durante a pré-natal a existência dessas doenças para que a gente possa transferir essas mães para centros onde elas podem receber tratamento adequado em hospitais em condições de realizar as cirurgias. Hoje o que ocorre é que essas mães têm as crianças com as cardiopatias e se inicia todo um processo complexo e demorado para transferir essas crianças para outros estados e muitos desses bebês eles morrem porque um processo desse leva 30 dias, o ideal é que a gente possa detectar precocemente a doença no pré-natal e as mães tenham os bebês com tratamento adequado e com isso possamos salvar vidas”, disse Rômulo Plácido.

Sesapi diz que reorganiza sistema para abertura de novos serviços

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) reconhece a relevância da pauta relacionada ao atendimento de crianças com cardiopatia congênita no Estado do Piauí e reitera que esse tema tem sido tratado com a devida prioridade, em articulação com órgãos de controle interno e externo, como a Justiça Federal, o Ministério Público, as áreas técnicas e a gestão da própria secretaria.

Nesse sentido, a SESAPI tem desenvolvido um conjunto de ações estruturantes com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência às crianças com doenças cardíacas. Entre as medidas adotadas, destaca-se a desabilitação do Hospital São Marcos para a realização de cirurgias cardíacas pediátricas, conforme deliberado na Resolução CIB-PI nº 031/2025, apresentada em fevereiro de 2025. A decisão baseou-se em critérios técnicos e na necessidade de reordenar os serviços habilitados, permitindo a abertura de novos serviços no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) e na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).

Como ação estratégica, a SESAPI, em conjunto com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), encaminhou proposta de habilitação do HILP para cirurgia cardiovascular pediátrica (habilitação 0804). A medida visa fortalecer o atendimento especializado, com equipe multiprofissional capacitada e estrutura adequada. Paralelamente, está sendo organizada a retaguarda na MDER, com foco no atendimento a recém-nascidos que demandam cuidados específicos, especialmente neonatais.

A SESAPI também conta com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC), que já possibilitou o atendimento de pacientes cardiopatas em outros estados. Contudo, ainda há demanda reprimida, razão pela qual foi encaminhado novo ofício solicitando a ampliação desses atendimentos em outros entes federativos. Simultaneamente, a equipe de cirurgia cardiovascular do HILP segue reavaliando os casos existentes, com o objetivo de agendar aqueles que possam ser atendidos dentro do próprio estado, promovendo maior autonomia e resolutividade local.

É importante ressaltar que, mesmo com os avanços, casos de alta complexidade ainda exigirão encaminhamento para centros de referência fora do Piauí. Para essas situações, a SESAPI mantém articulação permanente com a CNRAC, assegurando, por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o acesso dos pacientes aos serviços especializados, garantindo o direito ao tratamento adequado.

A SESAPI reafirma seu compromisso com a saúde das crianças piauienses e seguirá trabalhando para fortalecer a rede estadual de atenção às cardiopatias congênitas, ampliando a oferta de serviços e buscando soluções efetivas e sustentáveis em parceria com os entes federativos e demais instituições envolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula não sancionará aumento de deputados e aumenta desgaste

Relação com o Legislativo está estremecida. O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que não vai sancionar o...

Secretário Dudu Miranda detalha programação do Cidade Junina que acontece neste final de semana em Guadalupe

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura Municipal de Guadalupe, por meio da Secretaria de Cultura, realizará nos dias 10, 11 e...

Prefeito Jesse James recebe representantes da Águas do Piauí para tratar sobre o abastecimento de água em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 7 de julho, o prefeito de Guadalupe, Jesse James,...

Professor Elias Neto é reeleito presidente do diretório do PT de Guadalupe

A eleição ocorreu neste domingo e reuniu militantes e lideranças políticas do partido Por Leônidas Amorim - Colunista do Portal...
spot_img

Deputado Marcus Vinícius parabeniza Onofre Carvalho, o novo presidente do diretório do PT de Floriano

"Agora é hora de caminhar juntos, de escutar, dialogar e fortalecer o partido na base, com os pés no...

Justiça do Piauí reduz em mais de 98% processos paralisados há mais de 100 dias

O dado consta no relatório de produtividade referente ao período de janeiro a junho de 2025. A Secretaria Unificada da...
spot_img

Posts Recomendados