Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ucrânia tenta derrubar helicóptero com Vladimir Putin a bordo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Helicóptero presidencial foi envolvido em confronto com 46 drones ucranianos durante visita surpresa de Putin à região de Kursk, próxima à zona de guerra.

Durante uma visita do presidente Vladimir Putin à região russa de Kursk, no último dia 20 de maio, o helicóptero que transportava o chefe de Estado foi envolvido em uma operação de defesa aérea para repelir o que autoridades russas classificaram como um ataque “sem precedentes” com drones ucranianos. A informação foi divulgada neste fim de semana por Yuri Dashkin, major-general das Forças de Defesa Aérea da Rússia, em entrevista ao canal estatal Rossiya-24.

Foto: Agência russa

De acordo com Dashkin, o helicóptero presidencial esteve “praticamente no epicentro” do ataque. O oficial relatou que os sistemas de defesa da região entraram em ação ao detectar a aproximação de dezenas de drones não tripulados.

“Durante o período em que o presidente estava trabalhando na região de Kursk, o inimigo lançou um ataque sem precedentes com veículos aéreos não tripulados”, afirmou. “Simultaneamente conduzimos um combate de defesa aérea e garantimos a segurança do voo do helicóptero presidencial.”

Defesa russa abateu todos os 46 drones

Ainda segundo o general, 46 drones do tipo aeronave foram abatidos pelas forças russas. “A missão foi cumprida. O ataque dos drones inimigos foi repelido, todos os alvos aéreos foram destruídos”, completou.

Foto: Agência russa

Apesar da gravidade do relato, o Kremlin não confirmou se o helicóptero de Putin foi diretamente visado pelos drones. Tampouco há informações oficiais sobre danos à aeronave ou risco direto ao presidente. A Ucrânia não se pronunciou sobre as declarações do governo russo.

Putin inspecionou usina nuclear

Putin esteve na região de Kursk para se reunir com voluntários, autoridades municipais e o governador interino Alexander Khinshtein. A viagem não foi anunciada publicamente com antecedência, um procedimento comum nas agendas do presidente russo desde o início da guerra na Ucrânia. Durante a visita, ele também inspecionou as obras da usina nuclear Kursk-II.

Segundo especialistas, Putin teria se deslocado em um helicóptero Mi-17 — modelo equipado com sistemas de proteção como flares, blindagem e interferidores infravermelhos, mas que geralmente requer apoio aéreo e terrestre adicional em áreas de alto risco.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados