Ativar para ir para o player da Audima

Operação Teia de Aranha: Ucrânia lança mega-ataque na Sibéria e destrói 41 aviões russos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em ataque que lembra filme de Hollywood, Ucrânia escondeu drones em contêineres e os levou de caminhão para perto das bases aéreas, atingindo parte da artilharia aérea russa de longo alcance.

A Ucrânia destruiu mais de 40 aviões com capacidade nuclear na Sibéria neste domingo (1). A operação, chamada de Teia de Aranha, pareceu tirada de um roteiro de ação de Hollywood, com drones saindo de compartimentos escondidos em contêineres.

O ataque surpreendeu pelo local, a mais de 4.000 km do front da guerra, e o método de ação, que usou caminhões para levar contêineres com drones e explosivos escondidos no teto.

Ucrânia diz que atacou aviões militares dentro da Rússia • Reprodução/Reuters

As autoridades russas foram pegas de surpresa pela Ucrânia. A Rússia considerou os ataques como um ato terrorista.

O presidente Volodimyr Zelensky considerou a operação como “brilhante” e “nossa operação de maior alcance”.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, os drones danificaram aviões e causaram incêndios em quatro bases aéreas da região de Irkutsk, a 4.300 km da Ucrânia e próximo da Mongólia, e em cidades do norte russo, como Murmansk.

Onde ocorreu a operação?

Essa distância vai além do alcance de drones de ataque de longo alcance ou mísseis balísticos do arsenal ucraniano e precisou de um esquema especial para levar os drones até os alvos.

A Rússia disse ainda que conseguiu reprimir ataques na região de Amur, no extremo leste do país, e em Ivanovo e Ryazan, no oeste.

Como foram feitos os ataques?

A operação Teia de Aranha transportou os drones por caminhões para o território russo, escondidos no teto de contêineres.

Os drones estavam armados com explosivos e foram colocados entre painéis de madeira no teto de contêineres.

Antes do ataque, esses contêineres foram levados de caminhão ao perímetro das bases aéreas.

Na hora do ataque, o topo dos contêineres foi levantado por um mecanismo remoto, permitindo aos drones voar e iniciar o ataque.

Quais aeronaves foram atingidas?

Até o momento, as informações das agências de notícias citam que foram atingidos 41 aviões estacionados em diversos campos aéreos. A lista inclui bombardeiros A-50, Tu-95 e Tu-22M.

Moscou já usou o Tupolev Tu-95 e Tu-22, bombardeiros de longo alcance, para lançar mísseis contra a Ucrânia. Os A-50 são usados para coordenar alvos e detectar defesas aéreas e mísseis guiados.

Diferentemente de mísseis, que podem ser substituídos com facilidade, os aviões não devem ser repostos tão cedo pela Rússia.

Segundo o jornal “Financial Times”, citando a inteligência ucraniana, os ataques causaram mais de US$ 7 bilhões em danos e que 34% da frota de aeronaves estratégicas de transportes de mísseis foi atingida.

Quanto tempo levou o planejamento da missão?

A operação Teia de Aranha levou um ano e meio entre planejamento e ação e foi supervisionada pelo presidente Volodimyr Zelensky e por Vasyl Maliuk, chefe da agência de inteligência doméstica (SBU).

O governo ucraniano informou que os Estados Unidos não foram avisados previamente da operação Teia de Aranha.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produção agropecuária transforma cenário econômico do Piauí em 21 anos, revela IBGE

Serviços seguem liderando, mas agro e energia ganham força no estado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou,...

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria nesta sexta-feira (14) para receber a denúncia contra o...

Publicidade institucional usada para autopromoção motiva cassação da prefeita de Piripiri

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos da prefeita de Piripiri, Jôve...

Terremoto de magnitude 4.0 no Maranhão foi sentido até em Teresina

Em Caxias, moradores relataram que ficaram assustados com os tremores. Epicentro teria sido em Parnarama, segundo o Laboratório Sismológico...
spot_img

Populares retiram bebês em incubadoras durante incêndio no hospital em Fortaleza

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará os 117 bebês internados no Hospital Geral Dr. César Cals serão transferidos. Um...

Trump quer fechar acordo rápido com o Brasil sobre tarifaço, diz chanceler: ‘Amanhã ou na próxima semana’

Mauro Vieira relata que EUA sinalizam intenção de fechar um acordo provisório até o fim de novembro O ministro das...
spot_img

Posts Recomendados