Ministério do Turismo lança movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O lançamento oficial ocorreu durante o Seminário Internacional sobre Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

O Ministério do Turismo lançou, nesta semana, o movimento “Turismo que Protege”, uma iniciativa nacional voltada à prevenção e ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico. O lançamento oficial ocorreu durante o Seminário Internacional sobre Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, realizado na sede da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).

Divulgalção

A ação integra o esforço do Governo Federal para fortalecer políticas públicas de proteção da infância e da juventude, por meio de articulação intersetorial, capacitação de agentes do turismo e atualização do marco legal. A proposta vai além da conscientização, promovendo ações estruturadas e articuladas entre estado, sociedade civil e setor privado.

“A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma chaga social que precisa ser enfrentada com coragem, articulação e compromisso permanente de todos os setores. O turismo não pode ser terreno para a impunidade, mas sim um espaço de proteção e dignidade”, destacou a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

O movimento também prevê a inclusão da prevenção à exploração sexual como diretriz obrigatória na nova Lei Geral do Turismo (LGT), atualmente em tramitação no Congresso Nacional. O texto propõe sanções para prestadores de serviços turísticos que forem coniventes ou negligentes diante de violações, reforçando o papel fiscalizador e educativo do poder público.

“O turismo precisa ser um ambiente de acolhimento, respeito e segurança para todos, especialmente para nossas crianças e adolescentes. Com o ‘Turismo que Protege’, assumimos um compromisso institucional e ético com o futuro do nosso país”, afirmou o secretário do Turismo, Daniel Oliveira.

Além da atuação normativa, o movimento prevê ações educativas e operacionais, como:

Capacitação de profissionais do setor turístico sobre identificação e encaminhamento de situações suspeitas;

Campanhas de sensibilização nos principais destinos turísticos;

Distribuição de materiais informativos em aeroportos, hotéis, pontos turísticos e rodoviárias;

Fortalecimento de canais de denúncia, como o Disque 100.

O “Turismo que Protege” é parte de uma agenda mais ampla que busca consolidar o Brasil como destino turístico comprometido com os direitos humanos, a ética e a responsabilidade social. O Ministério do Turismo reforça que a iniciativa é um chamado à cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, além de atores do setor privado e organizações da sociedade civil.

O “Turismo que Protege” é parte de uma agenda mais ampla que busca consolidar o Brasil como destino turístico comprometido com os direitos humanos, a ética e a responsabilidade social. O Ministério do Turismo reforça que a iniciativa é um chamado à cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, além de atores do setor privado e organizações da sociedade civil.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...

Pesquisa Ipsos/Ipec revela: 40% consideram governo Lula ruim, enquanto 30% avaliam como bom

Foram realizadas 2.000 entrevistas, entre os dias 4 e 8 de dezembro; a margem de erro é de dois...

Defesa de Jair Bolsonaro pede ao STF autorização para cirurgia e prisão domiciliar humanitária

Segundo os advogados, os médicos estimam que as cirurgias a que Jair Bolsonaro deve submetido demandam "imediata internação hospitalar,...
spot_img

Justiça manda Governo do Piauí e Equatorial suspender cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão reforça determinação anterior e derruba também cobrança da TUSD nas contas de consumidores Os impasses envolvendo a cobrança de...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

Texto passará por análise dos deputados O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que...
spot_img

Posts Recomendados