Hugo Motta diz que vai levar ao plenário perda do mandato de Carla Zambelli

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Informação foi dada hoje pelo presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou hoje (10) que caberá ao plenário da Casa decidir sobre a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). No sábado (7), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou, além da perda do mandato, que Zambelli comece a cumprir, de forma definitiva, a pena de 10 anos de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro converteu, de preventiva para definitiva, a prisão da parlamentar.

“Eu darei o cumprimento regimental. Nós vamos notificar para que ela possa se defender e a palavra final será a palavra do plenário. Isso é cumprir a decisão.”, disse Motta.

Zeca Ribeiro|Câmara dos Deputados

Ontem (9), o presidente da Câmara disse que o Parlamento cumpriria a determinação do STF de declarar a cassação do mandato da deputada, que também teve decretado o bloqueio das contas bancárias e ativos financeiros.

“Essa decisão poderia ser cumprida pela Mesa [Diretora] ou pelo Plenário. E é o Plenário que tem a legitimidade desta Casa e ele decide para onde a Casa vai. Ele é soberano e está acima de cada um de nós”, declarou.

A Câmara dos Deputados autorizou, na quinta-feira (5), o pedido de licença não remunerada da deputada, apresentado no dia 29, 6 dias antes da parlamentar, condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tornar público que havia deixado o Brasil.

Em meados de maio, a Primeira Turma do STF condenou Zambelli a dez anos de prisão e à perda do mandato. A pena foi aplicada a Zambelli e o hacker, réu confesso e também condenado no mesmo processo, Walter Delgatti, por terem invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde inseriram documentos falsos, incluindo um mandato de prisão fraudulento contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Na última sexta-feira (6), a mesma Primeira Turma rejeitou os recursos que a deputada apresentou a fim de tentar reverter a sentença inicial.

A confirmação da condenação de Zambelli foi anunciada três dias após a parlamentar anunciar que deixou o Brasil com o propósito de se estabelecer na Europa e, assim, evitar ser presa.

Um dia antes, o Banco Central informou ao STF que emitiu a ordem de bloqueio das contas bancárias e ativos financeiros da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A medida foi autorizada na quarta-feira (4) pelo ministro Alexandre de Moraes, após a expedição do mandado de prisão da deputada, que fugiu do Brasil semanas após ser condenada.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...

Georgiano Neto é agraciado com o Título de Cidadão Jerumenhense em reconhecimento ao seu trabalho pelo município

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O deputado estadual Georgiano Neto foi homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Mesmo condenada por decisão do STF, Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli 

Plenário da Câmara manteve a parlamentar no cargo apesar de sentença da Suprema Corte. Condenada a dez anos de...

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...
spot_img

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção da cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...
spot_img

Posts Recomendados