Deputados e senadores do Piauí votam pela derrubada de veto que pode elevar a conta de luz em até 3,5%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A bancada federal do Piauí, composta por três senadores e dez deputados federais, votou integralmente a favor da derrubada dos vetos.

O Congresso Nacional derrubou, nesta terça-feira (17), uma série de vetos presidenciais que estavam na pauta, incluindo medidas assinadas tanto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os vetos mais polêmicos, estava o relacionado à Lei 15.097/2025, que institui o marco legal da geração de energia eólica offshore (em alto-mar) no Brasil.

A decisão dos parlamentares restabelece dispositivos que, segundo especialistas e entidades do setor elétrico, podem provocar um aumento de até 3,5% na conta de luz dos consumidores. Um dos pontos centrais retomados é a obrigatoriedade da contratação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em todas as regiões do país, independentemente da demanda energética. Ao contrário das fontes solar e eólica, a energia gerada pelas PCHs é considerada firme, ou seja, estável e contínua.

A bancada federal do Piauí, composta por três senadores e dez deputados federais, votou integralmente a favor da derrubada dos vetos. O posicionamento da bancada seguiu a linha de apoio a segmentos do setor energético e a projetos regionais que ganharam espaço no texto após modificações no Congresso, inclusive com a inclusão de dispositivos alheios ao tema central, os chamados “jabutis” legislativos.

Além das PCHs, a decisão do Congresso também restabeleceu trechos da prorrogação, por até 20 anos, de contratos do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), com foco em usinas de biomassa, eólicas e pequenas hidrelétricas. Também foi retomada a obrigatoriedade de contratação de projetos como usinas de hidrogênio verde produzidas a partir do etanol no Nordeste e projetos eólicos no Sul do país, mesmo sem demanda nacional expressiva.

Outro item reincorporado à lei obriga o governo a contratar 4,9 gigawatts em capacidade instalada de PCHs, distribuídas pelas cinco regiões brasileiras, sem considerar critérios de necessidade imediata de oferta de energia.

O governo federal alertou que tais medidas podem causar impactos ambientais relevantes e elevar os custos da energia para a população. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), chegou a apresentar proposta para adiar a análise dos vetos, mas não obteve apoio suficiente.

Apesar da derrubada da maior parte dos dispositivos, 16 trechos vetados foram mantidos temporariamente, com a análise adiada. Entre eles, está a exigência de contratação de termelétricas movidas a gás natural e carvão, também considerada de alto impacto ambiental e custo elevado.

Como votou a bancada do Piauí

Todos os parlamentares federais piauienses votaram pela derrubada dos vetos, mesmo diante da estimativa de impacto na tarifa de energia:

Senadores:

  • Ciro Nogueira (PP) – Sim
  • Jussara Lima (PSD) – Sim
  • Marcelo Castro (MDB) – Sim

Deputados federais:

  • Júlio César (PSD) – Sim
  • Florentino Neto (PT) – Sim
  • Flávio Nogueira (PT) – Sim
  • Merlong Solano (PT) – Sim
  • Dr. Francisco Costa (PT) – Sim
  • Castro Neto (PSD) – Sim
  • Marcos Aurélio Sampaio (PSD) – Sim
  • Jadyel Alencar (Republicanos) – Sim
  • Júlio Arcoverde (PP) – Sim
  • Átila Lira (PP) – Sim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados