Morre Francisco Cuoco, um dos maiores galãs da TV brasileira, aos 91 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ator, que tinha mais de 60 anos de carreira, estrelou grandes trabalhos como ‘Selva de Pedra’, ‘O Astro’ e ‘Pecado Capital’

Morreu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco. O ator estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e sofria complicações de saúde devido à idade. A morte foi confirmada ao R7 pelo consultor e escritor Mauro Alencar, amigos de Cuoco e da família do ator.

causa não foi informada, mas ele tratava um ferimento que infeccionou. Recentemente, Cuoco enfrentava problemas de saúde, como ansiedade e excesso de peso, chegando a pesar cerca de 130kg.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento do corpo do ator.

Vida pessoal

Francisco foi casado com a atriz Carminha Brandão, nos anos 1960. Depois, casou e teve três filhos com Gina Rodrigues, Tatiana, Rodrigo e Diogo, se separando em 1984. Em 2013, assumiu relação com Thaís Almeida, 54 anos mais jovem do que ele. O romance chegou ao fim em 2017.

Nascido em São Paulo em 29 de novembro de 1933, na capital, Francisco Cuoco iniciou sua trajetória artística no teatro, ainda na década de 1950, destacando-se por sua presença de palco e versatilidade.

Filho do feirante italiano Leopoldo Cuoco, Francisco cresceu no bairro paulistano do Brás. Decidiu aos 20 anos trocar o curso de direito pelo de arte dramática e construiu uma carreira de sucesso na TV, no cinema e no teatro.

Na televisão, ele esteve em tramas aclamadas como Selva de Pedra,de 1972; Pecado Capital,de 1975; e O Astro, de 1977.

Do teatro para a TV ao vivo

O ator integrou o Teatro Brasileiro de Comédia no começo da carreira e também participou do Teatro dos Sete, com grandes nomes como Fernanda Montenegro, Gianni Ratto, Ítalo Rossi, Fernando Torres, Sérgio Britto, Luciana Petruccelli e Alfredo Souto de Almeida.

Ao começar na TV, ele também esteve no Grande Teatro Tupi, onde eram encenadas peças completas ao vivo.

A primeira novela de Francisco Cuoco foi Marcados Pelo Amor, em 1964. A trama de Walther Negrão e Roberto Freire passava na antiga TV Record. Já na Excelsior, ele emplacou outro sucesso, a novela Redenção, de Raimundo Lopes.

O ator Francisco Cuoco na novela ‘A vida da gente’, de 2011 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Papéis de destaque

Francisco estreou na Globo em 1970, na novela Assim na Terra Como no Céu, de Dias Gomes. Na emissora, ele emplacou personagens que marcaram época, como Cristiano Vilhena, de Selva de Pedra, em 1972, e o taxista Carlão, em Pecado Capital, de 1975, trama escrita por Janete Clair.

Cuoco esteve também no remake de Pecado Capital, lançado em 1998, no qual viveu outro personagem, Salviano, que na versão original era interpretado por Lima Duarte.

Outro personagem que marcou a carreira de Francisco Cuoco foi Herculano Quintanilha, de O Astro, em 1977. Assim como aconteceu com Pecado Capital, Cuoco também participou de uma versão mais recente de O Astro, em 2011, onde viveu Ferragus, um ilusionista, que ensina seus truques para a nova versão de Herculano, interpretado desta vez por Rodrigo Lombardi.

Cuoco também foi protagonista de O Outro, de Aguinaldo Silva, lançada em 1983, onde viveu dois sósias, um homem milionário e um de origem humilde. Em 1989, ele interpretou Severo Branco em O Salvador da Pátria, mais um personagem que foi destaque em sua trajetória.

Das novelas mais recentes, ele fez sucesso como o Olavo, de Passione, em 2010, o Vicente, de Boogie Oogie, em 2014 e fez participações em Segundo Sol e Pega Pega, de 2018.

O último trabalho de Francisco Cuoco na TV foi uma participação como ele mesmo em Salve-se Quem Puder, de 2020.

Cinemas

A carreira de Francisco Cuoco ainda teve destaque nos cinemas, como Traição, de José Henrique Fonseca e Arthur Fontes; Gêmeas, de Andrucha Waddington; e Um Anjo Trapalhão, de Alexande Boury e Marcelo Travesso.

Ele também esteve em Cafundó, de Clóvis Bueno e Paulo Betti, e A Partilha, de Daniel Filho. O último projeto de Francisco nos cinemas foi Real Beleza, de Jorge Furtado.

Vida digital

Em 2021, Francisco Cuoco começou um novo capítulo de sua vida, criando um canal no YouTube e uma página no TikTok, onde tem cerca de 150 mil seguidores. Mas os canais não recebiam atualizações recentemente.

Nas redes sociais, Cuoco compartilhava poesias, curiosidades e reflexões sobre os mais variados assuntos. “Não adianta ficar lamentando a perda da juventude nem a mortalidade. O que importa é continuar trabalhando e criando”, diz a descrição de sua página no Instagram, onde tem mais de 115 mil seguidores.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí fortalece rede de saúde mental com atendimento humanizado e acesso facilitado

Serviços públicos oferecem suporte integral, incluindo CAPS, Residências Terapêuticas e canal telefônico gratuito para apoio psicológico O Governo do Estado...

Senador Ciro Nogueira participa do Dia de Campo da Fazenda Progresso e destaca importância do agronegócio

Senador reforça compromisso com o agronegócio e destaca o evento como espaço de diálogo entre políticos, produtores e empresários...

Bom Jesus no Piauí tem estado de emergência decretado pelo Governo Federal

Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações emergenciais e atendimento à população afetada pelas...

Papa Leão XIV apela para que os Jogos de Inverno sejam um momento de promoção da paz

Agentes do serviço de imigração dos EUA irão atuar na segurança da delegação norte-americana durante os Jogos Olímpicos de...
spot_img

Bolsa Atleta: interessados têm até 6 de fevereiro para fazer inscrição

Benefício varia entre R$ 410 a R$ 16.629 As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026 se encerram dia 6...

Veja como checar dados oficiais sobre a saúde financeira do seu banco

Saber identificar fake news é fundamental para proteger o dinheiro Com a liquidação de instituições financeiras pelo Banco Central (BC)...
spot_img

Posts Recomendados