Rafael Fonteles abre o Seduckathon 2025, que levará 130 alunos da rede estadual à intercâmbios de tecnologia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Promovido pelo Governo do Estado, o evento é considerado a maior maratona estudantil de inovação do mundo

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (23), da abertura da maior maratona estudantil de inovação do mundo: o Seduckathon 2025. O evento reúne 175 estudantes finalistas da rede estadual, em busca de aperfeiçoar projetos, numa competição que premia os vencedores com intercâmbio para seis países.

Nos dias 24 e 25 de junho, os alunos irão aperfeiçoar projetos que propõem soluções reais para desafios da rede pública e das comunidades onde vivem, com apoio de mentores especializados. Os projetos incluem plataformas, aplicativos e sites, envolvendo tecnologia, empreendedorismo e educação.

Foto: Gabriel Paulino

Rafael exaltou o efeito positivo do envolvimento de alunos e professores na maratona de conhecimento. “Gera uma mania para estudar tecnologia, para montar startups, para empreender, para realmente ter esse espírito da inovação que se espalha nas escolas do Piauí”, destacou.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Ao final da maratona, 130 alunos e 26 professores vencedores serão premiados com uma experiência internacional de intercâmbio educacional, em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

Um júri especializado vai julgar entre 35 equipes presentes e selecionar 22 vencedoras. A cerimônia de premiação ocorre, na quarta-feira (25), às 17h. “Eles vão passar por desafios surpresa, vão ficar nas baias programando, aperfeiçoando os seus projetos. No último dia, as apresentações desses projetos. E parte dessa apresentação tem que ser em inglês, ou seja, olha o nível do evento”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O hackathon oferece oficinas práticas de empreendedorismo, tecnologia, inovação, palestras, competição de games e cosplay. Especialistas nacionais e internacionais ministram palestras, monitorias e mentorias.

Inovação e tecnologia

O Seduckathon tem transformado as escolas estaduais em polos de inovação e tecnologia. A competição faz parte das muitas estratégias implementadas pela Seduc, para avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O objetivo do governador Rafael é colocar o Piauí em primeiro no ranking nacional. No momento, o estado tem o melhor IDEB do Nordeste e o 4º do Brasil.

Francisca, aluna do 2º ano do Ensino Médio, representa uma equipe de Parnaíba que disputa o Seduckathon, com uma plataforma de combate ao bullying nas escolas. “Está sendo maravilhoso pela primeira vez a gente estar aqui e que a gente possa aprender mais e levar várias coisas pra incentivar os outros a participarem também”, disse.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira destaca investimentos em saúde e obras estruturantes para o Piauí

Parlamentar reforça apoio financeiro a municípios para fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade de vida da população...

Jovem é acusado de agredir o cão Orelha

Um jovem foi apontado como agressor de Orelha e quatro na tentativa de afogamento do cão Caramelo. Orelha morreu...

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema O número de novos pedidos de Carteira Nacional de...

Beber água com chia para emagrecer vira moda no TikTok; entenda se funciona

As sementes de chia são ricas em fibras e formam uma espécie de gel no estômago, o que retarda...
spot_img

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

Apostadores não acertaram as seis dezenas do concurso 2.968 O prêmio do concurso 2.968 da Mega-Sena acumulou nesta terça-feira (3). A...

Adolescente de 15 anos é detido com 31 tabletes de cocaína e 750 munições em Simplício Mendes

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (3) com 31 tabletes de cocaína, um invólucro...
spot_img

Posts Recomendados