Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na primeira fase, 100 câmeras corporais foram adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A adoção de câmeras corporais pela Polícia Militar do Piauí (PMPI) começou a ser testada em unidades operacionais em Teresina e Parnaíba. A medida integra dois projetos distintos e marca o início de uma nova etapa no monitoramento das ações policiais, com foco na transparência e da proteção tanto da atuação policial quanto do cidadão.

Polícia Militar do Piauí inicia fase de testes para uso de câmeras corporais

Na primeira fase, 100 câmeras corporais foram adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Do total, 80 foram direcionadas à PMPI, 40 para o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e outras 40 para o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN). A instalação dos equipamentos já foi concluída, e a previsão é que o uso operacional tenha início ainda em julho.

De acordo com o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), a iniciativa também prevê o uso de dois veículos com sistemas de captação de imagens e leitura de placas, que serão empregados nos mesmos batalhões. “A empresa fez a instalação das docas, já foram definidos a distribuição e no mês de julho, essas câmeras corporais já estarão em uso. Além disso, dois veículos também serão equipados com sistemas de captação de imagem e leitura de placas, operando nesses dois batalhões”, explicou o coronel.

O segundo projeto é fruto de um convênio entre o Governo do Piauí e o Governo Federal, que contemplará o estado com 600 câmeras corporais. O Piauí foi um dos primeiros estados a aderir à iniciativa nacional. O recurso já foi disponibilizado e está em fase de licitação. sos federais, o convênio entre o Governo do Piauí e o Governo Federal garantirá a entrega de 600 câmeras corporais à PMPI. A previsão é que os novos equipamentos sejam incorporados à rotina operacional no segundo semestre de 2025.

De acordo com comando da corporação, o Piauí foi um dos primeiros estados a elaborar e apresentar o projeto técnico, o que garantiu prioridade na execução da iniciativa federal. As câmeras corporais devem ser destinadas às unidades de policiamento ostensivo das cidades de Teresina e Parnaíba.

“O Piauí foi um dos primeiros estados, talvez o primeiro, que fez o projeto, entregou e foi contemplado. Esse segundo projeto está em fase de licitação, com recurso federal já disponibilizado à SSP e prevê o uso de câmeras em unidades operacionais de Teresina e Parnaíba. Pela nossa experiência, é um número suficiente para atender todas as guarnições que atuam 24 horas nessas duas regiões”, detalha o oficial.

A iniciativa, de acordo com o comando da corporação, está alinhada ao compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito ao cidadão. “Hoje nós temos como uma das principais metas do comando do coronel Scheiwann Lopes a transparência. Quando coloco a câmera no policial, estou mostrando que esse serviço é feito dentro da legalidade, obedecendo às leis”, reforça o coronel Jacks.

Ele destaca ainda o papel das câmeras na proteção dos próprios militares: “Essas câmeras servem também muito para absolver certas ações de policiais que têm sua conduta colocada em dúvida. Esses instrumentos mostram que a ação do policial foi dentro do estado de direito, dentro do cumprimento do serviço, e também asseguram e resguardam as ações do Policial Militar do Piauí”, finaliza.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para...

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...

Alepi vai intensificar sessões virtuais para evitar ausências na campanha eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), Severo Eulálio (MDB), vai intensificar a realização de sessões virtuais no segundo semestre,...
spot_img

Fevereiro terá cinco dias com impactos no expediente por causa do Carnaval

Com o início de fevereiro, a organização de compromissos e rotinas se volta para os feriados do mês. Embora...

Três mortos em acidente entre minivan, picape e motocicleta no Sul do Piauí

O estado de saúde dos feridos não foi informado Três pessoas morreram em um grave acidente de trânsito registrado na...
spot_img

Posts Recomendados