Ação contra Orlando Crispim é rejeitada e Justiça mantém resultado da eleição em Manoel Emídio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.

A Justiça da 67ª Zona Eleitoral do Piauí decidiu, nesta terça-feira (08), pela manutenção dos mandatos do prefeito de Manoel Emídio, Orlando Crispim (Orlando Almeida de Araújo), e do vice-prefeito Adoniran de Moura Silva, eleitos nas eleições municipais de 2024. A decisão foi proferida pelo juiz Thiago Carvalho Martins, no julgamento da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida pelo Diretório Municipal do MDB e pela candidata derrotada Cláudia Maria de Jesus Pires Medeiros.

Orlando Crispim – Foto: ede sociais

Acusações consideradas sem provas

Os autores da ação alegaram suposto abuso de poder econômico durante o processo eleitoral, com base em quatro pontos principais: uma transferência de R$ 1.599,00 do Fundo Especial de Financiamento de Campanha entre candidatos; extrapolação do limite de autofinanciamento em R$ 4.049,78; uso de recursos próprios sem comprovação de origem; e despesas não declaradas com estrutura de campanha, equipamentos de som, camisas e até uma caixa d’água utilizada como “panela de pressão” em eventos políticos.

Contudo, de acordo com a sentença, as acusações não foram acompanhadas de provas robustas e permaneceram no campo da “mera conjectura”. O juiz destacou que o conjunto probatório apresentado não foi suficiente para justificar a cassação dos mandatos.

Na contestação, a defesa de Orlando Crispim e Adoniran de Moura argumentou que todos os gastos de campanha foram corretamente declarados e que não houve qualquer tipo de abuso de poder econômico. Em relação às despesas questionadas, a defesa explicou que estavam inseridas em contratos publicitários mais amplos.

Ambas as partes optaram por não apresentar novas provas, requerendo o julgamento antecipado da causa — o que, na avaliação do magistrado, reforçou a fragilidade das acusações.

Ministério Público opinou pela improcedência

O Ministério Público Eleitoral também se manifestou pela improcedência da ação. Em parecer, o órgão afirmou que as alegações apresentadas não possuíam consistência suficiente para justificar uma medida tão drástica como a cassação de mandatos eletivos. O MP destacou que caberia aos autores da ação comprovar os fatos, conforme determina o artigo 373, inciso I, do Código de Processo Civil — ônus do qual não se desincumbiram.

Decisão reafirma soberania popular

Na sentença, o juiz Thiago Carvalho Martins reiterou que a cassação de um mandato eletivo deve ser adotada apenas em casos excepcionais e com provas “robustas, cabais e inequívocas”. Citando jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o magistrado afirmou que aceitar a ação sem base sólida seria fragilizar o voto popular e abrir precedentes para contestações infundadas por razões meramente políticas.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Posts Recomendados