Justiça Eleitoral cassa mandatos de sete vereadores em Barra D’Alcântara por fraude à cota de gênero

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Decisão atinge vereadores eleitos pelo PP e MDB após comprovação de candidaturas fictícias de mulheres.

A Justiça Eleitoral da 48ª Zona de Elesbão Veloso determinou a cassação dos diplomas de sete vereadores eleitos no município de Barra D’Alcântara, nas eleições de 2024, por fraude à cota de gênero. A decisão, proferida pelo juiz Juscelino Norberto da Silva Neto, atendeu a uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontou o uso de candidaturas femininas fictícias por partidos para o cumprimento formal da cota mínima exigida por lei.

Foto: Alef Leão

Foram cassados os diplomas dos vereadores eleitos João Batista Nunes (Progressistas), Valdecarmos Santos Pereira, Genilson Moura, Cleiton Brito, Jonas Araújo, Mairon Martins e Gilvan Pereira, todos do MDB.

De acordo com a denúncia, as candidatas Paloma de Sousa Rodrigues, Hamanda Thayza Lais Nascimento da Silva e Anadete de Sousa Silva apresentaram votações inexpressivas e não realizaram campanha eleitoral. Paloma obteve apenas 6 votos dos 3.071 eleitores que compareceram às urnas. Apesar de ter 1.844 seguidores em seu perfil pessoal nas redes sociais, não usou a conta para divulgar sua candidatura.

Hamanda Thayza recebeu somente 3 votos. A denúncia destacou que ela não possuía vínculo com o município, tendo transferido seu domicílio eleitoral apenas em março de 2024, após firmar um contrato temporário de trabalho com a prefeitura local. Em audiência, declarou nunca ter residido na cidade.

No caso de Anadete de Sousa, que teve apenas 7 votos, não foram identificados registros de campanha. Embora tenha se comprometido em audiência a apresentar materiais comprobatórios, como fotos, vídeos e postagens, não enviou qualquer conteúdo.

Com base nas provas, a Justiça Eleitoral concluiu que as candidaturas femininas foram usadas de forma fraudulenta apenas para burlar a legislação eleitoral, resultando na cassação dos mandatos dos eleitos e na declaração de inelegibilidade por oito anos de Hamanda Thayza e Anadete de Sousa.

O Progressistas e o MDB foram procurados para esclarecimentos sobre a cassação dos parlamentares, mas até o momento da publicação não obteve retorno, o espaço segue aberto para manifestação das siglas.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), também foi procurado para comentar o caso, já que dos três partidos que participaram das eleições no município em 2024, apenas um permanece com as vagas e o número de suplentes é insuficiente para a casa que possui 9 assentos, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

O que é fraude à cota de gênero?

A ação do Ministério Público Eleitoral apurou fraude à cota de gênero, dispositivo da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que determina que cada partido ou federação deve preencher, no mínimo, 30% e, no máximo, 70% das candidaturas de cada sexo nas eleições proporcionais (como as de vereador e deputado).

Quando comprovado que as candidatas registradas não concorreram de forma real, ou seja, não fizeram campanha, não pediram votos e não tinham intenção de disputar, as candidaturas são consideradas fictícias, e o partido pode ser punido com a cassação dos mandatos conquistados.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...

Projeto no Piauí quer obrigar seguro e plano médico em corridas com mais de 200 pessoas

Para corridas noturnas, projeto exige o uso de itens refletivos ou de iluminação pessoal pelos corredores e pela equipe...

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...
spot_img

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Posts Recomendados