Bolsonaro estava cavando a prisão por narrativa política, avaliam integrantes do STF e da PF

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-presidente assume discurso de perseguido político para desgastar e dobrar a aposta contra o Supremo, que fica igualmente sem saída e tem que cumprir a lei.

Sem saída jurídica, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava cavando sua prisão em busca de uma narrativa de perseguido político. A avaliação é de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e de membros da Polícia Federal (PF) ouvidos pelo blog.

O ex-presidente está em prisão domiciliar após decisão de Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (4).

Bolsonaro tem método e estratégia: a de escalar a crise com o Supremo porque sabe que o desfecho do processo golpista se aproxima. Então, avaliam as autoridades, ele apostou em outra frente: buscar dar munição para seus apoiadores tentando emplacar o discurso de que está sendo ”censurado” pelo ministro Moraes, que determinou que Bolsonaro não pode usar as redes sociais.

Jair Bolsonaro – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mas tudo não passa de tática para mobilizar sua tropa de apoio nas redes sociais, principalmente. Bolsonaro, na tática do tudo ou nada, opera para desgastar e dobrar a aposta para deixar o Supremo igualmente sem saída – a não ser de cumprir a lei ao impor mais restrições, como a prisão domiciliar.

Também entre aliados do ex-presidente a avaliação é de que ”ele estava quase no fim de fichas” para apostar no embate com STF. Arriscaram – mesmo contrariando advogados. Flávio Bolsonaro foi aconselhado por advogados a apagar o post feito durante as manifestações de domingo (3).

Justamente este vídeo foi usado por Alexandre de Moraes entre os argumentos para sustentar a determinação de prisão domiciliar de Bolsonaro.

Estes mesmos advogados, com visão mais pragmática, temiam que a escalada na crise antecipasse a prisão. O que aconteceu na noite desta segunda-feira.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...

PL da Dosimetria: saiba como os senadores do Piauí votaram

O projeto restringe seus efeitos aos crimes relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O Senado Federal...

Empregadores têm até esta sexta-feira para pagar a segunda parcela do 13º salário

A partir de 15 dias trabalhados, o empregado já tem direito a receber o abono natalino Termina nesta sexta-feira (19)...

Gripe K 2026:o que esperar dos sintomas e quando devemos nos preocupar

Subtipo do vírus influenza entrou no radar após alertas da OMS; especialistas detalham sintomas e cuidados. O alerta não...
spot_img

Quem é Weverton Rocha? Senador do Maranhão é alvo de vários processos

Operação contra descontos no INSS cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras...

PF faz buscas contra senador do Maranhão e prende filho do ‘Careca do INSS’ e nº 2 da Previdência

Secretário executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada e foi afastado do cargo. A PF...
spot_img

Posts Recomendados