Jornalista que tirou foto de Moraes fazendo gesto obsceno é demitido

-

- Advertisment -spot_img

Alex Silva afirma que jornal deu pouco destaque à imagem de Moraes e não apresentou justificativa concreta para sua demissão.

O fotógrafo de Moraes, Alex Silva, de 63 anos, foi demitido do jornal O Estado de S.Paulo na última quarta-feira (6), após 23 anos de atuação na editoria de Fotografia.

Ele foi o autor da imagem em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece fazendo um gesto obsceno a torcedores na Neo Química Arena, durante o jogo entre Corinthians e Palmeiras, em 30 de julho, pelas oitavas da Copa do Brasil.

Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

O episódio, capturado por Alex durante o aquecimento dos jogadores, ocorreu enquanto Moraes reagia a ofensas vindas de um grupo de corintianos. A foto viralizou nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a postura do ministro em um ambiente público.

O flagrante foi feito após o editor informar que Moraes, torcedor do Corinthians, estava no estádio. “Acho que alguém xingou naquela hora e daí ele mostrou o dedo do meio. Foram três fotogramas, nada mais”, contou Silva.

‘Fotógrafo de Moraes’ critica decisão e suspeita de censura interna

O fotógrafo de Moraes acredita que sua demissão está relacionada à repercussão política da imagem e afirma que reclamou internamente do tratamento editorial dado à foto. “Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, declarou ao Metrópoles.

Segundo ele, a empresa não apresentou motivos concretos ligados à performance profissional, apenas comunicou que mudanças administrativas motivaram o desligamento. Em nota, o Estadão negou qualquer relação entre a demissão e o registro de Moraes.

Afirmou que o encerramento do vínculo com o fotógrafo de Moraes já estava previsto como parte de uma reestruturação da equipe, e que a foto foi considerada de “relevante valor jornalístico”, tendo sido publicada em destaque na noite do jogo.

Silva finaliza expressando sua indignação com a falta de clareza da decisão: “Fico indignado, porque o jornal não apresentou uma justificativa concreta para a demissão, sobre o desempenho do meu trabalho. Simplesmente disseram que o RH pediu para me demitir”.

Leia a nota do jornal

O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.

Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa. O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Exportação de carne do Brasil cresce 16,4%

Alta nas vendas externas amplia demanda internacional.O volume de exportações de carne brasileira registrou crescimento de 16,4% em janeiro,...

Jerumenha celebra 136 anos de emancipação política e prefeito Júnior Nato destaca compromisso com o desenvolvimento do município

O município de Jerumenha comemora neste domingo, 15 de fevereiro, seus 136 anos de emancipação política. A data marca...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Ciro Nogueira lança campanha do Progressistas para o período de Carnaval; veja o vídeo

Com o lema “Se você me respeita, tem meu respeito”, ação busca conscientizar e promover empoderamento feminino no estadoO...

Ivete Sangalo diverte fãs ao brincar com sua solteirice: “Tão gostosa que nem eu aguento”

Cantora e Daniel Cady anunciaram término em novembro de 2025. Foi a primeira vez que artista participa do carnaval...

Sílvio Mendes diz que “É desigual” a disputa com o pré-candidato do Governo

"É bastante desigual e desproporcional , mas isso não...

Em live, Bolsonaro pede serenidade e afirma que respeita os Poderes

Ele refutou informações, veiculadas nos últimos dias, pela imprensa,...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você