Por Gleison Fernandes.
Um incêndio de grandes proporções atingiu a localidade Riacho do Mato, zona rural de Jerumenha, entre a última sexta-feira (8) e a segunda-feira (11) de agosto, deixando um rastro de destruição e prejuízos para os moradores. A informação foi confirmada pela coordenadora da Defesa Civil do município, Ambrozina Gama.

De acordo com Ambrozina, o fogo afetou gravemente a agrovila, que conta com cerca de 86 famílias assentadas. Duas residências foram totalmente destruídas, assim como parte da estrutura de um poço tubular. Além disso, mais de 80% do pasto utilizado para alimentar os animais foi consumido pelas chamas, comprometendo a subsistência das famílias. Sistemas de irrigação também foram parcialmente destruídos.
O Corpo de Bombeiros de Floriano chegou a ser acionado, mas, segundo a coordenadora, não foi ao local devido a outras ocorrências simultâneas. “O caso foi denunciado à polícia para que seja feita uma investigação e se descubra as causas. Isso não é aceitável, ainda mais vivendo um período de estiagem prolongada, quando todo cuidado é pouco”, destacou Ambrozina.
O incêndio foi controlado com o esforço de moradores da comunidade, que contaram com o apoio de máquinas de uma fazenda vizinha. “O prejuízo foi grande”, lamentou a coordenadora da Defesa Civil.
O Assentamento Riacho do Mato fica a aproximadamente 9 km da sede do município de Jerumenha.
Confira as imagens
















