“Não conseguimos falar com ninguém”, diz Lula sobre negociação com governo americano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente Lula critica falta de diálogo de Trump e afirma que não vai “mendigar” conversa com governo norte-americano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta quinta-feira (28/8), a ausência de diálogo entre Brasil e Estados Unidos em meio à disputa comercial provocada pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o petista, apesar dos esforços de sua equipe econômica e diplomática, ainda não foi possível contato com algum representante do governo norte-americano.

Montagem feita pelo g1. — Foto: — Foto: Ricardo Stuckert/PR e REUTERS/Kevin Mohatt

“Até agora a gente não conseguiu falar com ninguém, com ninguém dos Estados Unidos. Nem o Mauro [Vieira] não conseguiu falar, nem o Alckmin, e o Haddad estava com uma reunião com o secretário de tesouro que suspendeu a reunião e foi se reunir com o deputado Eduardo Bolsonaro”, afirmou o presidente brasileiro.
Lula ainda caracterizou as atitudes do governo Trump como “uma demonstração da falta de seriedade nessa relação com o Brasil”.

Tarifaço

  • No fim de julho, Donald Trump assinou uma ordem executiva que oficializou a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. O percentual resulta da soma de uma alíquota de 10%, anunciada em abril, com outros 40% adicionais.
  • A sobretaxa entrou em vigor em 6 de agosto, mas deixou de fora quase 700 itens, como suco de laranja, petróleo, aeronaves, castanhas e minérios de ferro. Esses produtos seguem sujeitos apenas à tarifa de 10%.
  • Segundo Lula, o governo brasileiro escalou ministros de peso para conduzir as negociações – Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços), Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) –, mas não houve abertura da Casa Branca.
  • “Ninguém pode dizer que eu não quero negociar, o problema é que os americanos não querem. Porque o presidente americano se acha dono do planeta”, criticou.

“Nem carta mandou”

Já em entrevista à TV Record de Minas Gerais, Lula afirmou que não pretende “mendigar” uma conversa com Trump e fez críticas diretas à postura do republicano.

“Um homem que anda de cabeça erguida, tem dignidade, não rasteja diante de outro homem. O dia que o Trump quiser, eu estarei pronto para conversar. Mas ele nem carta para mim mandou”, disse.

Lula também ironizou a falta de empenho de Washington ao mencionar o cancelamento de uma reunião prevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a opção do governo norte-americano por se encontrar com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Apesar do tom crítico, o presidente brasileiro reiterou que está aberto ao diálogo. “A hora que eles quiserem negociar, o ‘Lulinha paz e amor’ está de volta. Não tenho medo de errar”, declarou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...

Lula propõe reunião dos Poderes para tratar de feminicídio

Presidente defende mutirão contra a violência de gênero O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (8) que...

Em 2026, Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias; saiba os detalhes

Faixas de renda serão atualizadas no início do próximo ano Até o fim de 2026, o governo pretende financiar 3...
spot_img

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...

Projeto no Piauí quer obrigar seguro e plano médico em corridas com mais de 200 pessoas

Para corridas noturnas, projeto exige o uso de itens refletivos ou de iluminação pessoal pelos corredores e pela equipe...
spot_img

Posts Recomendados