Rafael Fonteles confirma novos concursos e inauguração de UTI no Diálogos pelo Piauí em Uruçuí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Durante o evento, o governador destacou a importância da participação social na definição das ações e políticas públicas do Estado.

O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (30), em Uruçuí, da plenária da 7ª edição do Diálogos pelo Piauí, que contemplou o Território de Desenvolvimento dos Tabuleiros do Alto Parnaíba. Na oportunidade, o governador recebeu propostas da população referentes a obras e ações discutidas nas oficinas técnicas de revisão do Plano Plurianual (PPA), realizadas nessa sexta-feira (29). O gestor confirmou ainda a realização de novos concursos e a inauguração da UTI do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, que fica na cidade, prevista para novembro deste ano.

Rafael Fonteles destacou a importância da participação da população na definição das prioridades do governo. “É uma oportunidade de prestar contas, mas também de ouvir a população, os movimentos sociais e os representantes políticos sobre aquilo que é prioridade. Esta é uma das regiões com maior índice de crescimento do estado, em função da agroindústria e da agropecuária. Recebemos demandas específicas deste território, assim como algumas comuns aos demais. Esta é a 7ª edição. Faltam cinco. Até o fim de outubro, concluiremos esse aperfeiçoamento do planejamento do Governo do Estado com participação social, algo que valorizamos muito”, disse o governador.

Foto: Louany Naira

O prefeito de Uruçuí, Dr. Gilberto Júnior, exaltou a iniciativa do Governo do Estado. “Nada começa sem escutar. É importante ouvir a população para saber exatamente onde está o problema e o que pode ser melhorado. Nossa região, tão distante da capital Teresina, está sendo ouvida, e isso nos deixa felizes. Foi uma oportunidade de apresentar os problemas e discutir as soluções”, destacou o gestor.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Propostas

As propostas são organizadas em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. Em cada eixo, cinco pedidos foram avaliados e discutidos pelo governador.

No eixo saúde e bem-estar, a população pediu o aumento da resolutividade e da capacidade do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, além da criação de mais espaços culturais e complexos esportivos. Nessa área, o governador anunciou que a UTI do Hospital Regional será entregue em novembro deste ano.

Na área de educação inclusiva e de qualidade, os principais pedidos foram a ampliação e diversificação da oferta de cursos técnicos e superiores na Universidade Aberta do Piauí (Uapi), Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), além da ampliação de auxílios e bolsas para estudantes do ensino básico e superior.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Na ocasião, o governador confirmou a chegada de novos cursos, a padronização de todas as escolas da região com o mesmo nível de excelência e a realização de um concurso com 4 mil vagas para professores efetivos da Secretaria da Educação (Seduc).

No eixo justiça e segurança, a população solicitou o aumento do efetivo das Polícias Militar, Civil e da Patrulha Maria da Penha; implantar sistemas de videomonitoramento nas principais vias dos municípios; e construir novos espaços para as forças de segurança na região.

Na oportunidade, Rafael Fonteles citou a realização de novos concursos para as Polícias Civil e Militar, com editais previstos para publicação ainda em 2025, além da implantação de novas sedes do Corpo de Bombeiros em Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

Foto: Louany Naira
Foto: Louany Naira

Em relação à redução das desigualdades, as propostas incluíram a implantação de casas de acolhimento para crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência, além do fortalecimento de programas de incentivo à agricultura familiar.

No eixo infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética, os pedidos se concentraram em obras de pavimentação asfáltica e na duplicação de rodovias.

Já no desenvolvimento socioeconômico, a população solicitou o fortalecimento das ações de assistência técnica e extensão rural, com mais capacitações, além de maior acesso a linhas de crédito. Na oportunidade, o governador confirmou novos concursos para a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e para a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Por fim, no eixo mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos, as demandas envolveram a regularização fundiária, distribuição de mudas, incentivo ao reflorestamento e aplicação de punições mais rigorosas para combater crimes ambientais.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende mais 300 kg de cocaína em tambores enterrados e prende proprietário do imóvel no Piauí

Em dois dias consecutivos, as forças de segurança apreenderam aproximadamente uma tonelada de drogas. Mais 300 quilos de cocaína foram...

Guadalupe inicia ciclo de formaturas do ABC 2025 com alunos das escolas Alexandrino Mousinho e Raimundo Nonato de Santana

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite...

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...
spot_img

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Posts Recomendados