Piscicultura gera emprego e renda para famílias em Uruçuí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No município de Uruçuí, no território Tabuleiro do Alto Parnaíba, o piscicultor Jurandir Pereira tem transformado a produção de sua família com o apoio do Governo do Piauí. Beneficiado pelo programa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), ele recebeu 5 mil alevinos da espécie tambatinga, cultivados em viveiros escavados até atingirem o ponto de comercialização.

De acordo com o governo, a iniciativa da SAF tem como objetivo impulsionar a piscicultura familiar, distribuindo alevinos, principalmente da espécie tambatinga, a associações, sindicatos e grupos organizados. A ação é realizada anualmente e já beneficiou diversas famílias na região de Uruçuí.

“É uma atividade que entendemos que ela vem para fortalecer a agricultura familiar, como um complemento de renda e geração também de emprego para aquelas famílias que estão dispostas a trabalhar e agregar valor na sua unidade produtiva”, explica Valmir Abreu, agente territorial da agricultura familiar no Tabuleiro do Alto Parnaíba.

Conforme o governo, os peixes são cultivados inicialmente em berçários, com monitoramento de temperatura, oxigenação e alimentação. Depois, seguem para os tanques escavados, onde atingem o tamanho adequado para venda. A comercialização acontece, em especial, na Semana Santa, período de maior procura por pescado, além de atender programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e consumidores locais.

Além da piscicultura, Jurandir, também mantém uma horta familiar, que é fortalecida pela renda obtida com a venda dos peixes. “Essa doação de alevinos é uma ajuda muito grande, o valor que recebemos pelos peixes é um suporte para aumentar nossa horta”, afirma o produtor.

Segundo o governo, até agora, foram entregues 30 mil alevinos a 12 famílias da região e outros 30 mil para a Associação da Cabeceira da Estiva, na zona rural de Uruçuí. A comunidade, que também recebeu investimentos em infraestrutura, como estradas vicinais e acesso à água potável, tem se consolidado como um polo emergente da piscicultura familiar no estado.

Os interessados em participar do programa devem registrar a solicitação junto à Secretaria da Agricultura Familiar. Após análise técnica, é definido um calendário de entrega que considera o período mais adequado para o recebimento e manejo dos peixes, garantindo melhores condições de produção.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Dor insuportável’, desabafa mãe de crianças desaparecidas no Maranhão

As equipes estão voltando a áreas que já foram mapeadas, que já passaram por varredura. As buscas por duas crianças...

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade Unidades de ensino de todo o país podem inscrever,...

Arara-azul resgatada em porta-malas de carro morre no Piauí vítima de maus-tratos

Uma arara-azul resgatada pela Polícia Rodoviária Federal morreu após ser encontrada sendo transportada de forma ilegal e cruel no...

Guadafolia começa nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, com Zé Vaqueiro, Oh Polêmico e Daniel & Banda no palco principal

O Guadafolia 2026 começa nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe, com uma noite marcada...
spot_img

Lula defende que luta contra feminicídio deve ser sobretudo dos homens

Presidente lançou hoje o Pacto Nacional contra o Feminicídio Ao assinar o decreto que institui o Pacto Nacional Brasil contra o...

Piauí articula inclusão de nova vacina para proteger bebês da bronquiolite

Reunião da Sesapi aborda uso do nirsevimabe e reforço da vacinação em maternidades. A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi)...
spot_img

Posts Recomendados