Vídeo baseado em produção piauiense divulga iniciativa do estado para recuperar celulares roubados, informa Secretaria de Comunicação
Por Leônidas Amorim do PCL – Com informações de Yago Godoy – O GLOBO
Uma campanha publicitária do governo do Piauí tem gerado controvérsia ao retratar dois jovens negros roubando o celular de um homem branco. O vídeo integra a divulgação do programa “Meu Celular de Volta”, criado pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-PI) para recuperar aparelhos roubados e furtados. A peça, inicialmente compartilhada pelo governador Rafael Fonteles (PT) em suas redes sociais, foi posteriormente removida.
Em nota ao GLOBO, a Secretaria de Comunicação do Piauí (Secom) negou que o vídeo contenha qualquer conotação racista, destacando que os atores negros são influenciadores digitais locais, reconhecidos por conteúdos semelhantes. No vídeo, um homem, distraído ao ouvir música, tem seu celular furtado por dois rapazes negros, que são logo depois detidos pela polícia, com o aparelho recuperado.

O governador Rafael Fonteles ressaltou a tecnologia empregada para facilitar a vida da população e reforçou, em nova postagem, seu compromisso em garantir segurança e tranquilidade aos cidadãos. Ele destacou também o sucesso do programa, que já recuperou milhares de celulares, e mencionou o “B.O. Fácil”, ferramenta para registro rápido de ocorrências online.
Nas redes sociais, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou duramente a propaganda, classificando-a como “desastre” e “totalmente preconceituosa”, ao sugerir que a violência seria atribuída a pessoas negras e pobres.
A Secom reiterou que o vídeo é inspirado no filme piauiense “Ai Que Vida”, dirigido por Cícero Filho, e contou com participação dos atores originais, incluindo o roubado, Romulo Augusto, e os influenciadores André Luiz e Santiago Costa, que juntos somam mais de 700 mil seguidores.
Segundo o diretor Cícero Filho, a campanha foi criada com total liberdade artística, respeitando os temas propostos pela Secretaria de Segurança. Ele explicou que a ideia da peça partiu dos próprios influenciadores, que autorizaram e participaram das gravações.
Dados da SSP-PI mostram uma queda de 51% nos casos de roubo de celulares no estado nos últimos três anos, de 10.532 ocorrências em 2022 para 5.285 em 2025. O programa “Meu Celular de Volta” utiliza cruzamento de dados entre boletins de ocorrência, informações pessoais e operadoras para rastrear e recuperar os aparelhos furtados, totalizando mais de 13 mil celulares devolvidos até o momento.







