Apenas 6% das cidades do Piauí têm trânsito municipalizado, aponta Detran-PI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Órgão estadual oferece consultoria gratuita e apoio técnico para ampliar número de municípios com gestão própria de trânsito. A municipalização é obrigatória para todas as cidades.

Dos 224 municípios piauienses, apenas 14 assumiram a gestão plena do trânsito. Isso significa que, na maioria das cidades do estado, a responsabilidade por ações como sinalização, fiscalização e educação no trânsito ainda não está sob o comando das prefeituras, um passo considerado essencial para tornar o sistema mais eficiente e próximo da realidade local. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os municípios, independentemente do tamanho, são obrigados a municipalizar o trânsito.

A municipalização do trânsito é o processo que permite ao município integrar-se ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), passando a executar diretamente as atividades de planejamento, engenharia de tráfego, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito. Na prática, isso dá autonomia à gestão municipal para atuar de forma mais rápida e adaptada às necessidades da população.

Com o objetivo de mudar esse cenário, o Detran-PI está desenvolvendo uma estratégia para engajar os municípios e ampliar o número de cidades municipalizadas. O órgão oferece consultoria técnica gratuita para orientar as prefeituras em todo o processo de adesão, além de implementar sinalização viária, uma das principais demandas das gestões municipais.

“O Detran tem se empenhado a mudar essa realidade, porque essa é uma questão fundamental para que as cidades tenham mais autonomia e eficiência na gestão de trânsito. Sem um órgão local atuando de forma constante, as infrações de trânsito tendem a aumentar, e com elas, crescem os riscos de acidentes. Além disso vemos também muitos condutores sem habilitação ou com veículos irregulares, o que representa também um risco para a população”, destaca a diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas.

A municipalização traz benefícios diretos à população, como melhor organização do tráfego, redução de acidentes, ações educativas locais e reinvestimento dos recursos arrecadados com multas em melhorias no próprio trânsito da cidade.

A meta do órgão é que mais municípios piauienses assumam suas competências previstas no CTB, fortalecendo a descentralização das políticas públicas de mobilidade e segurança viária. “Quando o trânsito é gerido pelo município, as soluções se tornam mais rápidas, eficientes e próximas do cidadão”, ressalta a diretora do Detran-PI.

1- Teresina

2- Parnaíba

3 – Floriano

4 – Picos

5- Piripiri

6- União

7 – Campo maior

8 – Esperantina

9 – São Raimundo Nonato

10 – Oeiras

11 – Piracuruca

12 – Corrente

13 – Uruçuí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca avanços e comprometimento do Sistema FAEPI/SENAR Piauí durante a 74ª Expoapi

Presidente do Sistema FAEPI/SENAR Piauí apresenta resultados de excelência em assistência técnica, qualificação e saúde no campo durante a...

Brasileiro que criou mosquitos “anti-dengue” é eleito um dos cientistas mais influentes do mundo

O pesquisador Luciano Moreira está na lista das 10 pessoas que moldaram a ciência mundial em 2025, segundo a...

Águas do Piauí intensifica limpeza preventiva do esgotamento sanitário em Altos, União, José de Freitas e Água Branca

Segundo a concessionária, o descarte incorreto de resíduos segue como principal causa dos extravasamentos na rede coletora de esgoto A...

Pressão política leva Governo a reconsiderar implantação de pedágios na PI-247, no Sul do Piauí

O Governo do Piauí pode rever a instalação de três praças de pedágio ao longo de um trecho de...
spot_img

Whindersson Nunes compartilha descobertas sobre sexualidade após sessões de terapia

Durante recuperação psiquiátrica, humorista contou que cuidados recebidos despertaram dúvidas inéditas e o fizeram revisitar a relação dos homens...

Fernando Haddad diz que aporte aos Correios deve ser menor que R$ 6 bilhões

Segundo ministro, empréstimo pode sair ainda em 2025 O aporte do Tesouro Nacional aos Correios deve ficar abaixo dos R$...
spot_img

Posts Recomendados