Anvisa determina recolhimento de lotes de sabão líquido Ypê por contaminação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A bactéria encontrada pode causar infecções principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou nesta quinta-feira (27), o recolhimento de alguns lotes das marcas de sabão líquido Ypê e Tixan Ypê, após a detecção de contaminação biológica, que pode causar diversas infecções.

Nesses lotes foi encontrada a presença da Pseudomonas aeruginosa. Os produtos que devem ser recolhidos são os seguintes:

  • Lava roupas líquido Ypê Express – Lotes: 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011, 205011 e 176011);
  • Lava roupas líquido Tixan Ypê – Lotes: 254031 e 193021;
  • Lava roupas líquido Ypê Power Act – Lotes: 190021, 223021 e 228031.

Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria gram-negativa que habita naturalmente o solo ou a água, se desenvolvendo principalmente em ambientes úmidos, como banheiros, piscinas ou banheiras, podendo causar infecções principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

As principais infecções por Pseudomonas aeruginosa são pneumonia, infecção urinária, celulite bacteriana, erisipela, otite externa, endocardite bacteriana ou septicemia, sendo na maioria dos casos relacionada a infecções hospitalares.

Com a determinação, ficam suspensas a comercialização, distribuição e uso dos lotes citados. A Anvisa orienta que os consumidores que possuem os lotes, entrem em contato com o SAC da empresa.

A Ypê informou por meio de nota que já tinha identificado a necessidade do recolhimento.

A Química Amparo informa que a publicação da Anvisa está diretamente relacionada às análises realizadas pela própria empresa. Trata-se de uma medida preventiva e cautelar, aplicada a 14 lotes específicos de lava-roupas. A cia reforça que, segundo a autoridade sanitária e considerando as características normais de uso do produto (diluição em água e ausência de contato prolongado com a pele) o risco ao consumidor é considerado baixo.

A Química Amparo já havia identificado a necessidade do recolhimento e comunicado ao mercado, com informações divulgadas em todos os canais oficiais da marca.

Produto capilar também será recolhido

Foi determinado também nesta quinta, o recolhimento de todos os lotes do produto capilar Smart Hair Micro – Smart GR, da empresa Klug Indústria Química e de Cosméticos, que havia sido regularizado de forma irregular pelo fabricante.

A decisão veio após a constatação de que o produto induz o usuário à aplicação e ao uso de forma invasiva, além da camada superficial da pele e cabelos, o que faz com que o produto não se encaixe como cosmético, estando assim irregular. A comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso também foram proibidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende mais 300 kg de cocaína em tambores enterrados e prende proprietário do imóvel no Piauí

Em dois dias consecutivos, as forças de segurança apreenderam aproximadamente uma tonelada de drogas. Mais 300 quilos de cocaína foram...

Guadalupe inicia ciclo de formaturas do ABC 2025 com alunos das escolas Alexandrino Mousinho e Raimundo Nonato de Santana

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite...

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...
spot_img

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Posts Recomendados