Inmet aponta que Piauí deve ter chuvas acima da média em dezembro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prognóstico climático indica aumento expressivo das precipitações no estado, enquanto diferentes regiões do país apresentam cenários contrastantes para dezembro de 2025.

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para dezembro de 2025 aponta volumes de chuva acima da média histórica em praticamente todo o Piauí. O estado integra a área do Nordeste que deve registrar precipitações mais intensas ao longo do mês, sobretudo em contraste com regiões do país onde são esperados acumulados inferiores ao normal.

Reprodução

Segundo o INMET, a Região Nordeste terá comportamento variado. Bahia e Piauí devem concentrar os maiores desvios positivos, com previsão de chuvas superiores à média de dezembro. Nos demais estados nordestinos, os volumes tendem a ficar próximos do esperado para o período, com exceção de áreas isoladas do norte do Maranhão, onde a projeção indica chuvas abaixo da média.

O cenário nacional mostra contrastes. Na Região Norte, são previstos volumes até 50 mm acima da média no centro-sul e centro-norte do Amazonas, centro-sul do Tocantins, grande parte do Pará e quase todo o Amapá — podendo chegar a 150 mm acima do normal nestes dois últimos estados. Entretanto, Acre, oeste do Amazonas e centro-sul do Pará devem registrar precipitações abaixo do padrão climatológico.

No Centro-Oeste, a previsão indica chuvas acima da média em quase todo Goiás, no oeste do Mato Grosso e no leste do Mato Grosso do Sul. Já o centro do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul devem apresentar redução dos volumes.

A Região Sudeste também deve ter dezembro mais chuvoso, especialmente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e grande parte de São Paulo. No Espírito Santo, os acumulados tendem a ficar dentro da média histórica.

A Região Sul apresenta o cenário oposto: deve registrar chuvas abaixo da média em praticamente todos os estados. No Rio Grande do Sul, a redução pode atingir até 75 mm no oeste do território. Santa Catarina e o oeste do Paraná também devem apresentar índices inferiores ao esperado para o mês.

O boletim climático do INMET reforça que dezembro será marcado por contrastes regionais, com destaque para o aumento das precipitações no Piauí e em grande parte do Nordeste.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Governo do Piauí lança edital de concurso da saúde com 1.646 vagas e salários de até R$ 12,3 mil

Edital oferece vagas para níveis médio, técnico e superior, com inscrições entre 11 de dezembro e 15 de janeiro...

Flávio Dino proíbe pagamento de emendas indicadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem que estão fora do Brasil

Para o ministro, a ida dos deputados para os EUA e o abandono da função parlamentar configuram 'afronta' Os dois...
spot_img

Posts Recomendados