Antônio Luiz rebate críticas sobre nomeação na Segurança e promete acelerar redução da criminalidade no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O recém-empossado secretário estadual de Segurança Pública do Piauí, Antônio Luiz, rebateu as críticas relacionadas à sua nomeação para a pasta, especialmente os questionamentos sobre não possuir formação específica na área da segurança. As declarações foram concedidas ao O Dia nesta segunda-feira (2).

Antônio Luiz ocupava, até janeiro, o cargo de secretário estadual de Saúde, função que exerceu desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles (PT). Ele assumiu a Secretaria de Segurança Pública após a saída de Chico Lucas, que passou a ocupar o cargo de secretário nacional de Segurança Pública, no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Questionado sobre as críticas por não ter trajetória na área de segurança pública, o secretário destacou que a função exige, sobretudo, capacidade de gestão. Segundo ele, o papel do gestor é garantir o planejamento e a correta alocação de recursos humanos, materiais e financeiros para que os profissionais técnicos possam executar suas atividades de forma eficiente.

“As pessoas às vezes gostam de que pessoas que têm uma função ligada à área que assumam as funções de gestão. Só que o cargo de gestão é outro tipo de função. A função do gestor é alocar recursos, é saber colocar recurso material, trabalhar com recursos das pessoas e o financeiro. Isso a parte de gestão que é saber fazer alocação de recursos no tempo certo para que as pessoas que são habilitadas para a função, que são os técnicos que são os especialistas consigam fazer o seu trabalho de maneira tranquila sem percalços, sem problemas no planejamento, na logística dos recursos”, afirmou.

Antônio Luiz ressaltou ainda que possui mais de 35 anos de experiência em cargos de gestão, tanto na administração pública quanto na iniciativa privada.

“Então, essa parte de gestão, eu já tenho mais de 35 anos em gestão, tanto no Estado como na fazenda, como na saúde. Também fui gestor de escolas privadas quando eu era mais novo. Então essa parte de gestão, de gerenciar pessoas, processo, isso eu aprendi muito e estou agora levando a contribuição nossa para a segurança”, relatou.

Sobre as metas à frente da nova pasta, o secretário afirmou que a prioridade será dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe do antecessor.

“As metas são de manter o que está sendo feito pela equipe que o Chico Lucas montou na segurança, manter a integração entre as forças policiais, a Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, integrado com o Judiciário, o Ministério Público, também com a Polícia Rodoviária Federal e também a PF. Então, são forças que têm que trabalhar unidas para que a gente consiga realmente reduzir mais ainda os indicadores que o Chico Lucas conseguiu reduzir relativamente à criminalidade no Piauí. Então, a função nossa é fazer com que tudo que foi feito pelo Chico Lucas seja mais acelerado ainda, que a gente consiga reduzir cada vez mais a criminalidade no Piauí”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novas regras do PIX começam a valer e facilitam recuperação de dinheiro roubado

Sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam...

MEC lança obras do Hospital Universitário em Parnaíba com 120 leitos e investimento de R$ 48,3 milhões

Projeto inclui construção de 20 leitos de UTIs; na solenidade também foi anunciado revitalização do Restaurante Universitário da UFDpar. Parnaíba...

Detran-PI estuda fim da baliza obrigatória na prova prática da CNH; entenda

Ao menos dez estados já não exigem o teste da baliza na prova prática. O Departamento Estadual de Trânsito do...

Previsão indica risco de chuvas intensas e ventos fortes no extremo sul do Piauí

Após um fim de semana com redução no volume de chuvas, a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos...
spot_img

TCE-PI aprova contas de 2024 e confirma aprovação integral dos oito anos da gestão Neidinha Lima em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) aprovou as contas administrativas...

Alepi vai intensificar sessões virtuais para evitar ausências na campanha eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), Severo Eulálio (MDB), vai intensificar a realização de sessões virtuais no segundo semestre,...
spot_img

Posts Recomendados