A Justiça Eleitoral divulgou que os eleitores tem até o dia seis de maio para fazer regularização no Piauí e todo o país. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para novas requisições.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta que o cidadão tem cerca de três meses para tirar o titulo de eleitor, transferir domicílio, regularizar ou atualizar o cadastro na justiça eleitoral. Para votar nas eleições de 2026, o cidadão deve estar com o cadastro regularizando junto a justiça eleitoral.

Os serviços que podem ser feitos até 6 de maio: tirar o primeiro título de eleitor; solicitar transferência de domicílio eleitoral; atualizar informações cadastrais; regularizar a situação eleitoral, em caso de pendências.
Os referidos serviços podem ser solicitados em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral no Estado do Piauí e também de forma on-line, pelo site https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE, www.tse.jus.br) e do Tribunal Regional do Piauí ( www.tre-pi.jus.br > Autoatendimento eleitoral > clique no link > escolha uma das opções de serviço, preencha os dados e siga as instruções do sistema).
Conforme a Justiça Eleitoral, caso o eleitor que ainda irão tirar o título pela primeira vez, será necessário comparecer até um cartório ou á um posto de atendimento descentralizado da justiça eleitoral para a coleta dos dados biométricos (fotografia, digitais e assinatura do eleitor), dentro do prazo de três meses. O mesmo vale para queles eleitores que tiraram o seu titulo durante a pandemia e não tiveram a sua biometria coletada, devem procurar o serviço até o dia 6 de maio.
De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o voto e obrigatórios para brasileiras e brasileiros maiores de 18 anos é facultativos para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e aos jovens de 15 a 17, conforme a resolução Resolução TSE nº 23.659/2021.
Os eleitores de 15 anos que fizer o alistamento somente poderão votar, de forma facultativa, nas eleições de 2026 se tiver completado 16 até a data do pleito, dia 4 de outubro.







