A Polícia Civil do Maranhão exumou, nesta terça-feira (8), o corpo de uma indígena na Aldeia Porquinhos, em Fernando Falcão, durante as investigações sobre a morte da vítima. O inquérito apura a suspeita de estupro coletivo e feminicídio. Dois indígenas permanecem presos temporariamente no caso.
A exumação foi realizada por equipes da 15ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Barra do Corda, com participação da Perícia Oficial, através do Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz. Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), de Barra do Corda, acompanharam o procedimento.

Segundo a Polícia Civil, a medida integra as diligências destinadas a esclarecer as circunstâncias da morte, registrada em 4 de julho de 2026. O procedimento busca obter novos elementos periciais que possam contribuir para a conclusão do inquérito.
A Aldeia Porquinhos, onde ocorreu a exumação, pertence ao território do povo indígena Canela e fica a aproximadamente 92 quilômetros de Barra do Corda. O acesso à comunidade leva cerca de duas horas e meia por estrada.
Até esta terça-feira, dois indígenas permaneciam presos temporariamente no âmbito da investigação. A Polícia Civil também apura a eventual participação de outras pessoas, além da dinâmica e da motivação do crime.
O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Fernando Falcão, vinculada à 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda. As investigações continuam.





