‘Lista Suja’ do trabalho escravo tem 10 empregadores do Piauí e 101 trabalhadores envolvidos

-

O Piauí tem dez empregadores inscritos atualmente no Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão, conhecido como “Lista Suja”. A atualização foi divulgada nesta terça-feira (6) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os casos registrados no estado envolvem 101 trabalhadores.

Na atualização nacional, 82 empregadores foram incluídos no cadastro, quatro deles do Piauí. Segundo o MTE, os novos registros são resultado de ações da Inspeção do Trabalho realizadas entre 2024 e 2026 e envolvem 553 trabalhadores em todo o país.

Entre os dez registros atualmente relacionados ao Piauí, o maior número de trabalhadores aparece no caso de Savio Brito de Pinho, em Cajueiro da Praia, com 25 pessoas. Na sequência estão a WP Prestadora de Serviços Gerais Ltda., em Palmeira do Piauí, com 23 trabalhadores, e a F T S Construtora Ltda., em Francinópolis, com 20.

Quatro empregadores do Piauí entraram na nova atualização

Dos dez empregadores piauienses que constam no cadastro, quatro foram incluídos na atualização desta terça-feira: Francisco Firmino de Oliveira Junior, F T S Construtora Ltda., José de Jesus Pereira da Rocha e WP Prestadora de Serviços Gerais Ltda.

Os outros seis já estavam em edições anteriores e permanecem no cadastro durante o período previsto pelas regras do Ministério do Trabalho e Emprego.

A “Lista Suja” é atualizada semestralmente e reúne empregadores responsabilizados administrativamente pela submissão de trabalhadores a condições análogas à escravidão. A inclusão ocorre somente após a conclusão do processo administrativo e decisão definitiva sobre a autuação. Os nomes permanecem publicados por dois anos.

O que caracteriza trabalho análogo à escravidão

Segundo o MTE, a caracterização do trabalho análogo à escravidão não se limita à restrição física da liberdade do trabalhador. A legislação também considera situações de trabalho forçado, jornada exaustiva e condições degradantes.

Também podem ser enquadradas situações de restrição da locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto, além de vigilância ostensiva e retenção de documentos ou objetos pessoais para impedir que o trabalhador deixe o local.

No Piauí, os casos relacionados no cadastro estão distribuídos entre atividades como agropecuária, pedreiras e construção civil.

O procurador do Trabalho Edno Moura, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete) no MPT-PI, comentou os números registrados no estado.

“A presença de dez empregadores do Piauí nesse cadastro, envolvendo mais de uma centena de trabalhadores, reforça que o enfrentamento ao trabalho em condições análogas à escravidão precisa ser permanente.”

Os registros do Piauí estão relacionados aos municípios de Batalha, Currais, Monte Alegre do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Francinópolis, Uruçuí, Piripiri, Altos, Cajueiro da Praia e Palmeira do Piauí.

Confira os 10 empregadores do Piauí que constam no cadastro
  • Domingos Laurentino Neto — Batalha — 13 trabalhadores;
  • Eduardo Martins Rosal — Currais — 2 trabalhadores;
  • Francisco das Chagas Dias Rosal Junior — Monte Alegre do Piauí — 5 trabalhadores;
  • Francisco Firmino de Oliveira Junior — Caldeirão Grande do Piauí — 5 trabalhadores;
  • F T S Construtora Ltda. — Francinópolis — 20 trabalhadores;
  • José de Jesus Pereira da Rocha — Uruçuí — 2 trabalhadores;
  • Ludjalma de Sousa Araujo — Piripiri — 4 trabalhadores;
  • P Felix de Andrade Ltda. — Altos — 2 trabalhadores;
  • Savio Brito de Pinho — Cajueiro da Praia — 25 trabalhadores;
  • WP Prestadora de Serviços Gerais Ltda. — Palmeira do Piauí — 23 trabalhadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Apicultura alcança 65% dos municípios e mantém Piauí entre líderes na produção de mel

ura está presente em 146 dos 224 municípios do Piauí, alcançando 65,17% das cidades do estado. Em 2025, a...

Homem é preso suspeito de estuprar jovem de 19 anos após carona no Sul do Piauí

Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que voltava para casa após um evento quando aceitou uma carona oferecida...

Rafael anuncia medidas para adiantar investimentos no abastecimento de água e estudar redução do ICMS

Governador determinou ao seu futuro vice, Washington Bandeira, acompanhamento do contrato de concessão e estudo sobre a redução gradual...

Depois de criticar Flávio Bolsonaro, Caiado declara apoio ao candidato no 2º turno

Ronaldo Caiado fez diversas críticas a Flávio ao longo da campanha e o chamou de "um dos maiores assaltantes...

Incêndio atinge área da Embrapa há mais de 15 horas e chega ao Jardim Botânico de Teresina

Fogo começou na noite de segunda-feira (5), atingiu cerca de oito hectares e voltou a se espalhar nesta terça-feira...

Gracinha Mão Santa tem queda de 65% nos votos e fica sem mandato na Alepi em 2027

Deputada recebeu 13.659 votos em 2026, contra 39.515 em 2022, e terminou como sexta suplente do MDB. A deputada estadual...

Deputado Marcus Kalume ganha força em Floriano e amplia apoio na reta final da eleição

Filho da “Princesa do Sul”, candidato tem concentrado agenda...

Mundo bate novo recorde de casos de Covid-19

Com o avanço da variante ômicron do vírus que...

Você também pode gostar
Recomendado para você