Vereadora Graça Amorim aguarda expedição do diploma para a próxima quinta (09) e Progressistas vai entrar com ação.
Depois da decisão que cassou a chapa do PL, formada pelo vereador Leonardo Eulálio e o suplente Joattan Gonçalves, a vereadora Graça Amorim (PRD), beneficiada com o veredito, agora vê o Progressistas ameaçar entrar com ação contra ela por infidelidade partidária.
A cassação da chapa do PL foi reivindicada por Graça Amorim, sob acusação de fraude da cota de gênero do partido. Três candidatas a vereadora, segundo a decisão, foram inscritas para concorrer ao pleito, porém não há comprovação de que elas tenham feito campanha e, das três, apenas uma teve um voto registrado nas urnas.
Na época, Graça era filiada ao Progressistas. Então suplente, Graça assumiu a cadeira na Câmara Municipal de Teresina quando o vereador Valdemir Virgino foi chamado pelo prefeito Dr Pessoa para o cargo de secretário da Juventude, em abril de 2023.
No período da janela partidária este ano, Graça se desligou do Progressistas e foi para o partido do prefeito, o PRD.
A decisão que cassou a chapa do PL foi proferida na semana passada. Agora, Graça, que aguarda para a próxima quinta-feira (09) a expedição do seu diploma pelo Tribunal Regional Eleitoral, vê esse mandato ameaçado.
“Discussão em vão que estão fazendo. A vaga é minha”, afirma a parlamentar.
Vitória é lição
Graça Amorim é vereadora por quatro mandatos e milita na política desde jovem. Já assumiu cargos no Executivo e é advogada. Para a vereadora, a vitória contra a fraude em cotas de gênero tem um sentimento especial.
“Vitória para as mulheres e uma lição nos partidos políticos que desprezam as candidaturas femininas”, destaca.
Progressistas
O presidente do diretório estadual do Progressistas, Joel Rodrigues, confirmou que a sigla vai recorrer para reaver a vaga para que o suplente Vitor Linhares assuma.
“Vamos buscar isso, entendemos que quem está no partido hoje é o suplente e vamos defender essa vaga para o nosso partido com certeza”, disse.
As informações são do Piauí Hoje