Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Abril Marrom: 8 sinais de alerta para cegueira que pode ser evitada ou tratada

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A cegueira pode surgir de forma silenciosa, sem sintomas evidentes, e comprometer a visão de forma irreversível. Doenças como glaucoma, catarata e retinopatia diabética estão entre as principais causas, afetando pessoas de todas as idades.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados ou tratados. No Brasil, dados do IBGE indicam que cerca de 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência ocular.

8 sinais de alerta para cegueira que pode ser evitada ou tratada

O alerta acontece em meio à campanha Abril Marrom, que reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. A cor foi escolhida por ser a mais comum na íris humana.

“A principal dificuldade é que algumas doenças oculares não apresentam sintomas no início. O glaucoma, por exemplo, evolui de forma lenta e, quando identificado, pode já ter causado danos irreversíveis ao nervo óptico. A retinopatia diabética também é silenciosa. Por isso, exames oftalmológicos regulares são fundamentais”, alerta Alfonso Nomura, oftalmologista do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano do Sul, da Rede D’Or.

A prevenção começa cedo, com o teste do olhinho ainda na maternidade. Avaliações periódicas devem continuar na infância e ao longo da vida adulta, com reforço a partir dos 40 anos, especialmente para quem tem histórico familiar de doenças oculares.

O especialista destaca alguns sinais de alerta para buscar avaliação médica:

  1. Visão turva
  2. Dor e pressão nos olhos
  3. Flashes de luz
  4. Sombras
  5. Manchas escuras
  6. Dificuldade para enxergar no escuro
  7. Fotofobia (sensibilidade à luz)
  8. Dores de cabeça

“Se qualquer incômodo persistir por mais de três dias, é essencial procurar um oftalmologista”, reforça Nomura.

O médico ressalta ainda que pessoas com comorbidades devem redobrar a atenção com a saúde ocular. “O diabetes, por exemplo, pode levar à retinopatia diabética. Já os hipertensos têm maior risco de desenvolver retinopatia hipertensiva, que também compromete a visão. Problemas na tireoide podem causar olhos secos, irritados e embaçados, enquanto a artrite reumatoide, uma doença autoimune, está associada à uveíte, uma inflamação séria”, alerta o especialista do São Luiz São Caetano.

O hospital, referência em alta complexidade para a região do ABC, conta com um Ambulatório Oftalmológico para realização de consultas e exames. Com equipe especializada e equipamentos de ponta, o serviço possui uma linha de cuidado completa para saúde ocular.

Entre as principais causas de cegueira estão a catarata e o glaucoma. A catarata, responsável por 47% dos casos de cegueira reversível no mundo, é caracterizada pela perda de transparência do cristalino e pode ser tratada cirurgicamente. Já o glaucoma, que afeta cerca de 80 milhões de pessoas, é uma doença silenciosa que aumenta a pressão intraocular e pode levar à perda definitiva da visão se não for tratado.

“O cuidado com a visão vai além de enxergar bem: é sobre qualidade de vida. A prevenção é o melhor caminho para evitar a cegueira”, finaliza Nomura.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula novamente e vai a R$ 50 milhões; veja números

O próximo sorteio da Mega será na quinta-feira (17). O sorteio do concurso 2.853 da Mega-Sena foi realizado na noite...

Em Floriano, homem é executado com vários tiros na cidade

A ocorrência foi registrada por volta das 1h30 desta terça-feira (15), no bairro Princesinha. O corpo de um homem, ainda...

Obra de drenagem no bairro Cruzeta chega ao fim; reposição do asfalto será feita em breve, diz prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes. Nesta terça-feira, 15 de abril, o prefeito de Guadalupe, Jesse James, esteve mais uma vez acompanhando de...

Projeto de lei propõe criar assentos preferenciais para mulheres desacompanhadas em viagens

Medida busca evitar e reduzir os casos de assédio e importunação sexual praticados dentro dos ônibus. Um projeto de lei...
spot_img

Donos de animais envolvidos em acidentes nas rodovias do Piauí podem responder criminalmente

Para tentar reduzir as estatísticas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) está realizando a Operação Porteira Fechada. Durante o ano...

Advogado e influencer João Neto é preso em flagrante por agredir companheira

João Neto se apresenta nas redes como ex-policial militar da Bahia, advogado criminalista e mestre em ciências criminais. O advogado...
spot_img

Posts Recomendados