Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Acesso à internet cresce no Brasil, mas país ainda tem 22 milhões de “excluídos digitais”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa divulgada pelo IBGE analisou as residências que têm acesso à web, à televisão e à rede móvel

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (16) dados da pesquisa Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), que reúne informações sobre as características socioeconômicas da população brasileira medidas pelo acesso à internet e televisão.

As evidências trazidas pelo novo estudo mostraram que o número de domicílios com acesso à internet subiu, entre 2022 e 2023, em 1% — o que representa 3,6 milhões de residências. Além disso, os dados destacaram que o número de casas na área rural com conexão teve um crescimento mais acelerado, reduzindo a diferença em relação à área urbana.

No ano de 2023, quando a pesquisa foi realizada, um total de 5,9 milhões de domicílios do país não faziam uso de internet — o que significa que 22,4 milhões de pessoas foram consideradas “excluídas digitais” pelo Instituto.

Os motivos para isso são variados: sendo os três principais: nenhum morador sabia usar a Internet (33,2%), serviço de acesso à Internet caro (30,0%) e falta de necessidade em acessar a Internet (23,4%).

Dados na Pnad Contínua 2023
Dados na Pnad Contínua 2023 / IBGE

O número de casas com banda larga aumentou — mostrando a mudança da internet fixa (a cabo) para o modem de wifi. Crescendo desde 2016, a taxa de adoção da ferramenta passou a ser de banda larga fixa em 2021.

A representação de domicílios que utilizam a internet por meio dos modens passou de 81,2% para 83,3% entre 2022 e 2023.

A pesquisa também analisou o uso desse acesso à web: entre os 72,5 milhões de domicílios com a ferramenta 16% (11,6 milhões) utilizavam dispositivos inteligentes — câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado, geladeiras. Isso representa um aumento de 1,7 milhões de residências que tinham esse tipo de integração.

Em 2023, foi registrada a primeira queda em relação a casas em áreas com cobertura de rede móvel. O percentual de domicílios do país com serviço de rede móvel celular funcionando para Internet ou telefonia foi de 91,9%, no total — 95,3%, em área urbana; e 67,4%, em área rural.

Televisão e streaming

Para além do uso da internet, a Pnad Contínua fez pesquisas sobre o uso da televisão a cabo, aberta e assinaturas de plataformas de streaming.

No total dos 78,3 milhões de domicílios analisados, 94,3% de seu total — 73,9 milhões — tinham televisão. Isso significa que 95,1% das casas na área urbana possuem esse tipo de dispositivo e 88,5% na rural.

O uso da televisão com recepção de sinal analógico ou digital de televisão em 2023 representou 88% das casas com televisão, o que significou uma queda de 3,6% em relação a 2022.

“Apesar da redução na recepção do sinal de TV aberta, não percebemos um aumento no uso dos serviços complementares ou concorrentes, como streaming e TV por assinatura, cujas taxas também se reduziram”, destacou Leonardo Quesada, analista da pesquisa.

O acesso através de televisão por assinatura representou 25,2% dos domicílios, entre eles 26,2% na área urbana e 17,4% na rural. As casas no campo mostraram pela primeira vez desde 2016 uma redução nessa taxa, que diminuiu em 3,2 milhões.

De quem acessou as plataformas de streamings, que representa 42,1% dos domicílios, 6,1% não tinham acesso à TV aberta ou por assinatura — o que era 4,7% em 2022.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto do novo Código Eleitoral com regras para uso de IA em campanhas será votado em 9 de julho

Texto relatado por Marcelo Castro propõe punições para uso abusivo de inteligência artificial e conteúdos enganosos nas eleições. Deve ser...

Marcus Vinícius participa do início do “Diálogos pelo Piauí” em Floriano, com entrega de órteses e próteses do Programa “Passo à Frente”

O evento aconteceu na Escola Municipal Raimundinha Carvalho e contou com a participação de várias idades do território Vale...

Multas de trânsito serão usadas para custear CNH de pessoas de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei e publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira...

Lula vai recorrer ao STF contra decisão do Congresso de barrar aumento do IOF

AGU vai pedir ao Supremo para manter decretos presidenciais que mudaram alíquotas do imposto. O presidente Luiz Inácio Lula da...
spot_img

Sead regulariza mais de 400 imóveis em Floriano e entrega 138 registros neste sábado (28)

O programa atua hoje em 18 municípios piauienses e expande continuamente o processo de regularização em todo o Piauí. A...

Justiça manda Prefeitura de Teresina pagar R$ 19 milhões a empresa de limpeza

Decisão impõe prazo de 15 dias para quitação da dívida referente a dezembro de 2024. A Justiça do Piauí determinou...
spot_img

Posts Recomendados