Adapi cria grupo e comitê para prevenção e resposta a emergências zoossanitárias no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Governo do Estado instituiu o Grupo Estadual de Emergências Zoossanitárias (GEEZ/PI) e o Comitê Estadual de Preparação e Resposta às Emergências Zoossanitárias (Ceprez/PI). A portaria da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A medida busca adequação às normas federais e o fortalecimento do sistema de atenção veterinária, com atuação coordenada diante de situações que possam afetar a saúde animal, a saúde pública e a economia piauiense.

O GEEZ/PI passa a ser a estrutura técnica responsável por planejar e executar ações de prevenção, vigilância e controle diante de riscos epidemiológicos e emergências zoossanitárias. O texto destaca que o grupo deverá atuar de forma integrada com o Ministério da Agricultura e Pecuária, com equipe “permanentemente atualizada e apta a atuar emergencialmente”.

Foto: Ascom Adapi

De acordo com a portaria, o grupo será coordenado pela Adapi e composto por fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários, além de dois representantes da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária. Entre as atribuições está a coordenação de recursos humanos, materiais e financeiros “de forma suficiente e oportuna” para resposta rápida às ocorrências.

Os integrantes do GEEZ/PI deverão manter estado permanente de prontidão e participar de programas de capacitação alinhados às diretrizes do Ministério da Agricultura e da Organização Mundial de Saúde Animal. O documento ressalta que os servidores poderão integrar a Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e centros de operações em outros estados, quando houver solicitação oficial.

Ceprez

A portaria também cria o Comitê Estadual de Preparação e Resposta às Emergências Zoossanitárias (Ceprez/PI), com a missão de articular estratégias, garantir apoio financeiro e logístico e integrar instituições públicas e privadas na preparação e resposta às emergências.

O comitê reúne secretarias estaduais, órgãos de defesa, saúde, meio ambiente, segurança e entidades do setor produtivo, com coordenação da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

Ao formalizar as novas estruturas, o Estado revoga a portaria que mantinha o antigo Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí articula inclusão de nova vacina para proteger bebês da bronquiolite

Reunião da Sesapi aborda uso do nirsevimabe e reforço da vacinação em maternidades. A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi)...

Jovem morre após queda de mototáxi na Ponte Metálica, entre Teresina e Timon

Caroline Rodrigues, de 23 anos, seguia para entrevista de emprego quando motocicleta colidiu com coluna durante chuva no início...

Prefeitura reforça prevenção com Blitz da Saúde no início do Guadafolia nesta sexta-feira, 6 de fevereiro

O Guadafolia 2026 terá início nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe, consolidando-se como um...

Gustavo Neiva diz que PP segue avaliando Joel Rodrigues como pré-candidato ao governo do Piauí

O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) revelou que o partido está analisando a viabilidade da candidatura de Joel Rodrigues ao...
spot_img

Maranhão teve três desaparecimentos por dia em 2025, conforme Sinesp

Há um mês equipes buscam crianças em Bacabal, no interior do estado Há 30 dias o país acompanha as buscas por...

Uruçuí aparece em 4º lugar no ranking do MATOPIBA em tecnologia e produção agrícola, aponta relatório

O município de Uruçuí, no sul do Piauí, ocupa a quarta posição entre as cidades que mais se destacam...
spot_img

Posts Recomendados