Agosto Lilás: Sesapi reforça importância do SAMVIS no atendimento às mulheres vítimas de violência sexual

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o SAMVIS também funciona nos hospitais do estado em Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Corrente.

No Agosto Lilás, mês de conscientização e de enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reforça a importância da assistência prestada nas oito unidades do Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS) em funcionamento no estado. 

Além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o SAMVIS também funciona nos hospitais do estado em Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Corrente.

 O serviço funciona 24 horas para o atendimento integral às mulheres vítimas de violência sexual em qualquer idade.

“Fazemos profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis e a contracepção de emergência, para a prevenção da gravidez resultante do estupro. Também é feito o serviço de corpo de delito e coleta de material, com vistas à punição do agressor”, explica Alzenir Moura Fé, coordenadora de atenção à saúde da mulher da Sesapi. 

Foto: Reprodução/PMJ

Além desse atendimento, realizado em até 72 horas após a ocorrência, o SAMVIS também possui outros serviços às vítimas de violência sexual. “Oferecemos atendimento biopsicossocial, pelo que for tempo necessário, com o objetivo de reduzir sequelas da violência que muitas vezes são irreversíveis”, ressalta Moura Fé. 

Durante todo o ano de 2022, as unidades do SAMVIS no estado realizaram 849 atendimentos a mulheres vítimas de violência sexual, número que já chega a 519 só nos seis primeiros meses de 2023. “Seguindo essa tendência, vamos chegar ao final do ano com um aumento significativo do número de casos”, alerta a coordenadora. 

O SAMVIS foi criado em 2004 e conta com um Termo de Cooperação Técnica entre Sesapi, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc-PI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Durante esse período, foram realizados 10.552 atendimentos a vítimas de violência sexual em todo o estado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...
spot_img

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...
spot_img

Posts Recomendados