Alexandre de Moraes revoga decisão e determina volta do Telegram

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O bloqueio da plataforma não chegou a entrar em vigor – ele estava previsto para ocorrer nesta segunda.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou neste domingo, 20, a decisão em que havia determinado a completa e integral suspensão do Telegram no Brasil.

O magistrado apontou que a plataforma cumpriu integralmente as medidas que haviam sido ordenadas, dentro do prazo de 24 horas estabelecido em decisão dada neste sábado, 19. Segundo Alexandre, a empresa informou a execução de todos os comandos judiciais às 14h45 deste domingo, 20. O bloqueio da plataforma não chegou a entrar em vigor – ele estava previsto para ocorrer nesta segunda, 21.

Alexandre de Moraes revoga decisão e determina volta do Telegram

O ministro intimou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz, para adoção imediata de providências necessárias para a revogação da medida de bloqueio da plataforma. Empresas provedoras de internet também foram informadas da decisão, assim como o Google a Apple, uma vez que elas também haviam sido instadas a bloquear a plataforma no País.

Neste sábado, 19, o ministro do STF havia dado até às 16h44 de hoje para que o Telegram cumprisse uma série de determinações que ainda não haviam sido acatadas pela plataforma. As medidas incluíam, por exemplo, a exclusão de uma publicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro para atacar o sistema eletrônico de votação e ainda do canal citado no inquérito das fake news.

Além disso, o Telegram precisava informar a corte sobre sua representação oficial no País, tendo apresentado a Alexandre de Moraes o nome de Alan Campos Elias Thomaz como representante legal da empresa no Brasil. Além disso, a plataforma disse que vai continuar ‘construindo e reforçando a equipe brasileira’.

A empresa também apresentou ao STF as providências tomadas para o combate à desinformação e à divulgação de notícias fraudulentas na plataforma: “monitoramento manual diário dos 100 canais mais populares do Brasil; acompanhamento manual diário de todas as principais mídias brasileiras; capacidade de marcar postagens específicas em canais como imprecisas; restrições de postagem pública para usuários banidos por espalhar desinformação; atualização dos Termos de Serviço; análise legal e de melhores práticas; e promover informações verificadas”.

Alexandre ainda reservou um espaço de sua decisão para ressaltar que o Telegram ‘demonstrou importantes alterações em seus procedimentos realizadas, nas últimas 24 horas, no combate a desinformação, inclusive, pretendendo auxiliar o Tribunal Superior Eleitoral’.

Estadão Conteúdo

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Educação de Guadalupe encerra com sucesso o projeto “Voando no Mundo da Leitura” com alunos da rede municipal

O evento contou com apresentações de diversos trabalhos elaborados pelas escolas municipais. As escolas da rede municipal de educação iniciaram,...

Mel nativo de abelhas sem ferrão dá ao Piauí posição de destaque em concurso nacional

O Estado hoje é o segundo maior produtor do país, exportando o produto para dezenas de países. Que o Piauí...

Hospital de Guadalupe foi um dos destaques do III Encontro Internacional de Estomaterepeutas do Piauí

O III Encontro Internacional de Estomaterapia é um evento destinado a enfermeiros, profissionais de saúde, estomaterapeutas e estudantes de...

Garantia estendida de produtos ainda confunde consumidores; entenda o que diz a lei

O consumidor precisa ler com atenção o contrato a ser assinado, evitando surpresas desagradáveis, diz especialista. Ao comprarmos determinado produto,...
spot_img

Prefeitura de Jerumenha e SENAR realizam projeto de saúde com 710 atendimentos em diversas especialidades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Prefeitura de Jerumenha, em parceria com o...

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas

Piauí é o primeiro estado do Brasil a assinar o acordo, que vai englobar em sete áreas visando mais...
spot_img

Posts Recomendados