Alta do diesel pode aumentar passagem de ônibus em 15% e afetar frota

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Combustível é o segundo maior custo para o setor de transporte coletivo e urbano, correspondendo a 32,8% das despesas.

Os suscetíveis aumentos do diesel, somados ao reajuste de 8,8% da Petrobras para as distribuidoras impactam 15,4% no preço da tarifa de ônibus em 2022. O cálculo é da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos).

Para compensar somente o novo aumento, anunciado pela estatal, de 8,8%, que passou a valer na última terça-feira (10), as tarifas públicas dos ônibus urbanos do país teriam que subir imediatamente 2,9%, em maio.

Dados da Associação, mostram que índice de reajuste no preço do diesel foi de 80,9% entre junho de 2021 a maio de 2022. Caso acompanhasse a alta, as tarifas de ônibus teriam que subir 26,5% no período. Ja a variação desde o começo do ano é de 47%.

O levantamento mostrou ainda que o combustível é o segundo maior custo para o setor de transporte coletivo e urbano, correspondendo a 32,8% das despesas. Apenas mão de obra (50%) supera esse gasto.

Reprodução

Risco para o transporte público

A associação ressalta que há chances de faltar ônibus para circular fora dos horários de pico, caso os sucessivos aumentos de custos não sejam compensados de alguma forma. “Temos cidades que já fizeram seus reajustes tarifários anuais e outras que adotaram subsídios emergenciais ou permanentes, a situação varia. Mas a grande maioria dos operadores não têm fôlego financeiro para enfrentar mais esse reajuste e terão que suspender o serviço fora dos horários de pico”, afirma Francisco Christovam, presidente da NTU.

Segundo a NTU, as mais de 400 operadoras de ônibus associadas, não tem condições financeiras de fazer frente a mais um reajuste do diesel e o repasse para consumidores só pode ser evitado caso prefeituras arquem com o reajuste. “As empresas de transporte coletivo urbano não são responsáveis por esses aumentos e não têm como arcar com esses custos. Estamos agora no modo de sobrevivência”, defende Christovam.

Ainda segundo o presidente da NTU, a redução da oferta vai variar caso a caso, de acordo com as condições de cada contrato.  “Quem não conseguir apoio do poder público e não tiver recursos será obrigado a cortar a frota. Dependerá da situação financeira de cada empresa neste momento”.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Ana Vinhas

ECONOMIA | Camila Nascimento*, do R7

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE-PI monitora indícios de infiltração de facções em contratos públicos

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kléber Eulálio, afirmou que a Corte de Contas...

Estudo indica reversão da disfunção erétil em 90% dos casos com “viagra eletrônico”

Dispositivo implantável estimula nervos pélvicos e permite retorno da ereção em homens com lesão medular ou após cirurgia. Um dispositivo...

Por que os doadores de esperma estão tendo centenas de filhos?

O mercado europeu de esperma está em expansão, mas será que o esperma de alguns doadores está sendo usado...

Floriano celebra o Dia da Bíblia com evento especial e participação do deputado Dr. Marcus Vinícius; veja o vídeo

Com programação religiosa e apresentação musical, a cidade reúne fiéis para exaltar a Palavra de Deus e fortalecer laços...
spot_img

Homem é preso suspeito de abuso sexual contra a própria mãe e violar medida protetiva em Floriano

Um homem conhecido pelo apelido de “Pote” foi preso na tarde da última quarta-feira, 10/12, por volta das 15h30,...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...
spot_img

Posts Recomendados