Presidente da agência afirmou que muitos usuários não compreendem que se trata de um serviço pirata
Cumprindo com o que foi anunciado no início de fevereiro , a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta semana que o bloqueio de aparelhos TV Box não homologados, conhecidos como “gatonet”, já está sendo feito. Em entrevista coletiva durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, na Espanha, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse que já há inclusive reclamações a respeito dos bloqueios.
“Já está tendo bloqueio de TV Box e já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV Box dele parou de funcionar. As pessoas estão ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito”, afirmou.
De acordo com o Anatel, além de combater a pirataria, os bloqueios servem para proteger os usuários. Isso porque os TV Box piratas utilizam a internet, podendo invadir as redes e disseminar malwares.
Segundo o presidente da agência, é quase impossível fazer o bloqueio completo de todas as redes de “gatonet”, mas o objetivo é bloquear o máximo possível, tornando o serviço pirata ruim.
“Sabe qual é a nossa expectativa? Vamos criar a experiência de uso do TV Box tão ruim que ninguém mais vai querer comprar”, disse Baigorri. Ele acrescentou, ainda, que a ação da Anatel está deixando mais evidente que o serviço é pirata. Portanto, mesmo que algumas redes continuem funcionando, será criada entre a população a ideia de que usar esse tipo de dispositivo é errado.
Por iG Tecnologia