Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Operadoras devem enviar relatório mensal para agência.

As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.

Os relatórios devem ser encaminhados pelo sistema Coleta de Dados Anatel, implementado em janeiro deste ano. O objetivo do sistema que recebe dados de originadores de chamadas indesejadas é permitir que a Anatel proteja o consumidor mais rapidamente de possíveis golpes por chamadas telefônicas.

Segundo a Anatel, o envio dos dados faz parte de um conjunto de medidas regulatórias de enfrentamento às ligações indesejadas já estabelecidas pelo órgão, com o objetivo de reduzir o incômodo aos usuários de serviços de telecomunicações no Brasil e evitar fraudes por telefone. Como resultado, houve a redução de 184,9 bilhões dessas chamadas, entre junho de 2022 e dezembro de 2024, em todo o país.

Relatórios
Pela determinação, as entidades do setor de telecomunicações devem enviar os relatórios todo dia 15 de cada mês ao sistema que coleta dados para a Agência.

A estimativa é que as informações permitam que a Anatel monitore sistematicamente a origem de ligações irregulares, constate as irregularidades e acompanhe o cumprimento das medidas cautelares já expedidas, como a suspensão de usuários ou de empresas que cometem fraudes ou abusos.

A Anatel estabelece às prestadoras de telefonia móvel e fixa que, ao receberem as chamadas indesejadas irregulares, notifiquem as prestadoras de origem da ligação indesejada.

Além disso, as empresas receptoras das chamadas devem informar à Anatel dados como: data, horário das ligações, identificação das prestadoras de origem das chamadas indesejadas; data em que as infrações foram cometidas; proporções de chamadas com números falsos em relação ao total de chamadas recebidas e, quando for o caso, os tipos e prazo de suspensão de serviços.

A medida prevê que os envolvidos nas origens dessas chamadas irregulares sejam multados e até suspensos. As empresas de telefonia móvel e fixa que descumprirem as regras estão sujeitas a multas de até R$ 50 milhões.

Quando os originadores das chamadas estiverem relacionados a golpes ou fraudes envolvendo uso de nome de instituição financeira, as informações serão enviadas às autoridades de segurança pública.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Balneário Belém Brasília vai receber atrações nacionais durante o GuadaFolia em fevereiro, com shows de Léo Santana, La Fúria e outras grandes apresentações

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Balneário Belém Brasília, em Guadalupe, será o palco principal do GuadaFolia 2025,...

Itamaraty pedirá explicações ao governo dos EUA sobre brasileiros algemados

Voo não tem relação com as novas políticas apresentadas pelo governo Trump; países têm acordo de deportação desde 2017 O...

Brasileiros ilegais nos EUA vivem angústia e ficam em alerta: ‘Todo mundo tenso’

Trump promete deportar milhões de imigrantes ilegais nos próximos quatro anos. Estrangeiros temem pelo futuro, enquanto recebem informações desencontradas...

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar débitos

A regularização inclui a quitação dos débitos e a solicitação de reenquadramento no sistema Microempreendedores individuais (MEIs) que foram excluídos...
spot_img

No Piauí, cidade atinge 17º e entra na lista de menores temperaturas registradas em 24h no Brasil

Confira abaixo o ranking completo no Brasil A cidade de São João do Piauí entrou no ranking de cidades com...

População rural é beneficiada com ações sociais no interior do Piauí

Espaço itinerante facilita emissão de documentos, consultas e atualização cadastral nos sistemas do Governo do Estado. O Mutirão da Cidadania,...
spot_img

Posts Recomendados