Na reunião, o prefeito Antônio Reis e secretários foram atualizado com os dados sobre o andamento da nova etapa da obra de esgotamento sanitário da cidade.
O prefeito de Floriano, se reuniu na manhã desta quinta-feira (20), com os engenheiros Nonato Santos, Áurea Reis e Robert Gualter, responsáveis pela execução das obras do esgotamento sanitário de Floriano. Participaram do encontro os secretários: Marcony Alisson, de Governo; Júlio César, de Infraestrutura e Nilson Ferreira, de Comunicação.
Na reunião, o prefeito Antônio Reis e secretários foram atualizado com os dados sobre o andamento da nova etapa da obra de esgotamento sanitário da cidade. A empresa mostrou mapas que identificam os locais executados e em execução, além de trechos em fase de recuperação das vias, que tem atendido ao cronograma. Por condições adversas do solo, apenas alguns trechos superam o tempo previsto no planejamento.
Segundo o engenheiro responsável, Dr. Robert Gualter, um dos focos do trabalho é a conclusão da Estação Elevatória 3, que é imprescindível para o funcionamento do sistema já implantado e que beneficiará os bairros: Ibiapaba, Sambaíba Velha, Sambaíba Nova, Bosque Santa Terezinha, Tiberão, Cancela, Alto da Guia e Curtume. Ele afirmou que a elevatória será concluída em 20 dias e colocada em teste em 30 dias.
“Na próxima semana iniciaremos a limpeza da rede já implantada, que vai do bairro Tiberão até a Avenida Frei Antônio Curcio, deixando a rede apta a ser ligada ao sistema de esgotamento”, afirmou o engenheiro.
Rede já implantada
Floriano tem, neste momento, 85% de rede implantada com 45% em funcionamento, cerca de 110 quilômetros de rede e 10 mil ligações concluídas.
Com a nova elevatória, segundo a construtora, Floriano chegará a 80% de rede implantada e apta a funcionamento.
Ligações clandestinas
A construtora também destacou que um problema está causando prejuízos ao sistema, que são as ligações clandestinas feitas pela própria população, antes da conclusão da rede.
“A população deve aguardar a finalização da obra para depois fazer a ligação da residência, que é de sua responsabilidade. O aviso sobre o momento certo será feito pela prefeitura, pela construtora ou pela Agespisa”, destacou Dr. Robert.
Com informações da Secom/Floriano – Florianonews