Após audiências, municípios se comprometem a erradicar lixões e regularizar situação de catadores no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem, foram definidas em conjunto, com foco na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

As audiências públicas realizadas como parte do projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais limpo”, trouxeram resultados significativos para a gestão de resíduos sólidos no estado. Os encontros ocorreram na semana passada, reunindo representantes de 13 municípios piauienses com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), focaram no fechamento dos lixões, na organização dos catadores em cooperativas e na melhoria de suas condições de trabalho.

Após audiências, municípios se comprometem a erradicar lixões e regularizar situação de catadores no Piauí

Os gestores municipais presentes se comprometeram publicamente a adotar medidas para erradicar os lixões em seus municípios, seguindo o cronograma apresentado e discutido durante as audiências. As estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem, foram definidas em conjunto, com foco na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Além disso, planos de ação para educação ambiental nas comunidades também foram elaborados, visando a redução da produção de resíduos e o aumento do reaproveitamento sustentável.

O procurador do Trabalho, Carlos Henrique Leite, destacou a importância de monitorar o progresso de cada município, buscando entender como estão sendo implementadas as ações para a destinação adequada dos resíduos sólidos e a inclusão produtiva dos catadores.

A promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, reforçou o dever público de encerrar os lixões e assegurar a dignidade no trabalho dos catadores, buscando soluções para as dificuldades enfrentadas pelos municípios.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira,  acrescentou que a Semarh vai dar suporte aos municípios “A Semarh se compromete a promover acompanhamento constante do processo de fechamento dos lixões e implementação dos sistemas de gestão de resíduos.  Vamos trabalhar em conjunto para garantir a eficácia das ações e o cumprimento dos prazos estabelecidos, assegurando um futuro mais sustentável para o Piauí.”

Um ponto crucial destacado durante as audiências foi a separação correta dos resíduos: apenas os rejeitos devem ser destinados aos aterros. Além disso, materiais recicláveis serão separados seletivamente e encaminhados às cooperativas, gerando renda e melhores condições de trabalho para os catadores.

Zero Lixões

O projeto “Zero Lixões” prevê a construção de, pelo menos, sete aterros sanitários e cerca de 40 áreas de transbordo em todo o Piauí, em linha com a PNRS (Lei 12.305/2010), que estabeleceu prazos para a erradicação dos lixões no país. Embora a data limite fosse agosto de 2024, 32 municípios piauienses já encerraram seus lixões.

As instituições envolvidas continuarão monitorando a situação dos municípios para garantir a implementação dos compromissos assumidos e a adoção de medidas cabíveis. As audiências públicas demonstram um avanço significativo na busca por um Piauí mais limpo e sustentável, com foco na inclusão social e na dignidade dos trabalhadores da reciclagem.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira participa das comemorações do aniversário de 87 anos de Paulistana; veja o que disse o prefeito

Durante as comemorações, parlamentar destaca investimentos de mais de R$ 5 milhões em saúde e infraestrutura esportiva no município O...

Vacina contra o VSR já está disponível para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe reforça o chamado para que gestantes...

Rodrigo Martins prestigia Festa dos Vaqueiros no bairro Bacuri, tradição mantida pela Prefeitura de Bertolínia

O prefeito de Bertolínia, Rodrigo Martins, participou neste domingo, 14 de dezembro, da tradicional Festa dos Vaqueiros do bairro...

Trabalhadores da limpeza suspendem serviços em Teresina por atraso em pagamentos

A partir desta segunda (15), os serviços serão paralisados em duas zonas da capital. Os profissionais responsáveis pela limpeza urbana...
spot_img

Manifestantes fazem atos contra PL da Dosimetria em todo país

Projeto reduz o tempo de prisão para crimes como golpe de Estado ao acelerar a progressão de pena, permitindo...

Defesa diz que exame confirmou duas hérnias em Jair Bolsonaro e pede cirurgia

Procedimento cirúrgico ainda precisa ser aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro cumpre pena nas dependências da Polícia Federal desde...
spot_img

Posts Recomendados