Após três anos, Câmara de Teresina aprova projeto de proibição gradual de animais de tração e auxílio a carroceiros

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Texto precisa ser apreciado e aprovado pela Prefeitura de Teresina. O texto aprovado nesta terça não propõe uma destinação certa para os animais.

O projeto de lei que propõe a proibição gradativa do uso de animais de tração — cavalos e burros — por por carroceiros de Teresina foi aprovado na Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (4). A proposta é de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas.

O texto aprovado nesta terça não propõe uma destinação certa para os animais, que segundo a vereadora, deverão ser tomados dos donos. “Só o que tem é terreno abandonado com capim onde eles podem ter um fim digno”, disse a vereadora depois da aprovação.

Foto: Divulgação/Reprodução

Sobre os trabalhadores, o projeto de lei prevê que a prefeitura encontre, futuramente, ações que “qualifiquem profissionalmente” eles para o recolhimento e armazenamento de lixo.

A proposta tramitava há 3 anos e visa implementar um plano de transição gradual, oferecendo incentivos aos proprietários de animais de tração. Caso o projeto seja aprovado pela Prefeitura, deverá ser iniciado depois de 180 dias, para que seja executado pela próxima gestão municipal.

Se aprovada pelo prefeito de Teresina, a lei entra em vigor a partir de dezembro e será colocada de fato em execução na próxima gestão. Segundo o projeto será instituído o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal (VTAs), com objetivo final da proibição completa desse tipo de serviço.

Este programa estabelece um cronograma para a substituição dos animais por veículos mecânicos e que os condutores desses veículos sejam treinados para separação e armazenamento de lixo. O programa estipula um período de seis meses para o cadastramento dos condutores de VTAs e seus equinos, que deve começar em 2025.

Após esse prazo, outras etapas serão implementadas, incluindo a adequação das áreas de circulação e a proibição total dos VTAs na área urbana de Teresina. Confira:

  1. Cadastramento dos condutores e equinos: 6 meses
  2. Adequação das áreas restritas: 6 meses
  3. Proibição total dos VTAs na área urbana: 6 meses
  4. Inserção dos condutores no mercado de trabalho: 6 meses

Após esses prazos, será terminantemente proibida a circulação de VTAs em zonas urbanas de Teresina. No entanto, será permitida a utilização de VTAs em locais privados, áreas rurais, para passeios turísticos, e em rotas autorizadas pelo Executivo Municipal.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Desfile cívico celebra a independência do Brasil nas comunidades Artur Passos e Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na...

Joel Rodrigues diz que meta do progressistas para 2026 é a reeleição do senador Ciro Nogueira

O dirigente partidário também afirmou que Ciro também tem o desejo de compor chapa presidencial. O presidente estadual do Progressistas,...

Adriana Sá divulga Plano de Governo para Landri Sales; confira as propostas

A candidata à prefeitura de Landri Sales pelo PT, Adriana Sá, apresentou oficialmente seu Plano de Governo para o...

Bertolínia | Pedida a impugnação do registro de candidatura a prefeito de alvo do GAECO no Piauí

Eleições 2024. O candidato a prefeito em Bertolínia Rodrigo Martins (PSD) ingressou com pedido de impugnação da candidatura do seu...
spot_img

Instituto Coca-Cola Brasil oferece mil vagas em cursos de qualificação online gratuitos no Piauí

Até o momento, mais de 1.600 jovens já se formaram pelo Coletivo no Piauí. Estão abertas 1 mil vagas no...

Roberto Carlos adia show por problema de saúde

O cantor está com um resfriado e seguiu recomendações médicas para uma rápida recuperação Está tudo bem! Nesta sexta-feira, dia...
spot_img

Posts Recomendados