Audiências públicas debatem ações para erradicação dos lixões no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Conforme a Semarh, os treze municípios que geram mais resíduos sólidos do estado participam das audiências e garantiram que irão realizar medidas que resultem na desativação dos lixões.

O projeto “Zero Lixões: Por um Piauí Mais Limpo”, do Ministério Público do Estado, tem realizado audiências com o objetivo de debater a situação dos lixões a céu aberto e a regularização dos catadores de materiais recicláveis no Piauí. As reuniões contaram com a participação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Foto: Antonello Veneri

Conforme a Semarh, os treze municípios que geram mais resíduos sólidos do estado participam das audiências e garantiram que irão realizar medidas que resultem na desativação dos lixões.

O principal objetivo do projeto é garantir que os lixões sejam erradicados e que os representantes municipais promovam uma gestão sustentável dos resíduos sólidos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a iniciativa também busca a construção de sete aterros sanitários e aproximadamente 40 áreas de transbordo no estado.

“Além de atender às exigências legais, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente e a dignidade dos catadores, que terão melhores condições de trabalho por meio das cooperativas”, afirma o gestor.

De acordo com o Ministério Público, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/201) estabeleceu um prazo para fechamento dos lixões e a meta é que os municípios pequenos consigam erradicá-los em tempo hábil.

O Tribunal de Contas do Estado revelou que dos 220 municípios do Piauí, somente 32 municípios cumpriram o objetivo e encerraram seus lixões. Diante disso, as audiências buscam aprimorar esse trabalho e garantir que o estado esteja alinhado a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados