Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Aumenta número de crianças e adolescentes que usam mais de um remédio psiquiátrico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa foi feita nos EUA; não está claro como o uso simultâneo de múltiplos medicamentos psicotrópicos pode afetar o cérebro em desenvolvimento

Um número crescente de crianças e adolescentes tem recebido a prescrição de múltiplas drogas psiquiátricas para serem tomadas simultaneamente, segundo um novo estudo feito no Estado de Maryland, nos Estados Unidos. O fenômeno está aumentando, apesar dos alertas de que combinações de remédios psicotrópicos em jovens não foram testadas quanto à segurança ou estudadas por seus efeitos no cérebro em desenvolvimento.

O estudo, publicado na sexta-feira, 16, no JAMA Open Network, analisou os padrões de prescrição entre pacientes de até 17 anos inscritos no Medicaid em Maryland de 2015 a 2020. Neste grupo, houve um aumento de 9,5% na prevalência da chamada “polifarmácia”, que o estudo definiu como tomar três ou mais diferentes classes de medicamentos psiquiátricos, incluindo antidepressivos, anticonvulsivantes estabilizadores de humor, sedativos e medicamentos para TDAH e ansiedade.

Foto: Bigstock

O estudo analisou apenas um Estado, mas dados estaduais vêm sendo usados para explorar essa questão, em parte devido à relativa facilidade de coletar dados do Medicaid, o programa de seguro de saúde administrado pelos Estados nos EUA.

Ao mesmo tempo, algumas pesquisas usando amostras com peso nacional revelaram o aumento da prevalência de polifarmácia entre jovens. Um artigo recente extraiu dados da Pesquisa Nacional de Cuidados Médicos Ambulatoriais e apontou que, em 2015, 40,7% das pessoas de 2 a 24 anos nos Estados Unidos que tomavam medicação para TDAH também tomavam um segundo medicamento psiquiátrico. Em 2006, o índice era de 26%.

Os últimos dados de Maryland mostram que, ao menos em um Estado, a prática continua a crescer e “era significativamente mais provável entre jovens com deficiência ou que estavam em lares adotivos”, segundo o o novo estudo.

Especialistas em saúde mental disseram que medicamentos psicotrópicos podem ser muito úteis e que médicos têm critérios para prescrever o que acharem adequado. Uma preocupação entre alguns especialistas é que muitos medicamentos usados em coquetéis frequentemente prescritos não foram aprovados para uso em jovens. E não está claro como o uso simultâneo de múltiplos medicamentos psicotrópicos afeta o desenvolvimento cerebral a longo prazo.

Os números

O último estudo analisou dados de 126.972 pessoas durante o período do estudo. Descobriu-se que, em 2015, 4,2% dos inscritos no Medicaid com menos de 17 anos em Maryland tinham prescrições simultâneas de três ou mais diferentes classes de medicamentos psiquiátricos. Esse número subiu para 4,6% em 2020.

Os números foram mais altos para aqueles em lares adotivos, onde a prevalência de polifarmácia subiu para 11,3% – anteriormente era de 10,8%.

“As descobertas enfatizam a importância de monitorar o uso de combinações psicotrópicas, particularmente entre populações vulneráveis, como jovens inscritos no Medicaid que têm uma deficiência ou estão em lares adotivos”, concluiu o estudo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretaria proíbe queimadas em todo o Piauí durante 60 dias; descumprimento pode causar prisão e multa

A portaria passa a valer a partir desta quarta-feira (13) e segue até o dia 15 de outubro, podendo...

Acusado de sequestrar filho de empresário em Monsenhor Gil receberia R$ 800 pelo crime, diz Draco

Ao todo, a polícia identificou oito pessoas envolvidas no crime, entre elas uma menor de idade. O último acusado de...

Amigos FC e China decidem o título do Campeonato Jerumenhense neste sábado, 16 de agosto, às 16h, no Estádio Leondão

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A grande final do Campeonato Jerumenhense de Futebol Amador 2025 será neste sábado,...

Presidente da Câmara de Guadalupe, Adão Moura, torna-se membro do Rotary Club da cidade

O evento foi conduzido pela presidente do Rotary de Guadalupe, a vice-prefeita Hélvia Almeida, e pelo vice Dr. Verônico...
spot_img

Correios alerta para golpe de falsos processos seletivos

Páginas patrocinadas estão publicando falsos anúncios de concurso para a empresa e cobrando pagamento de taxas. Os Correios publicou nota...

Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas em Teresina

Ação ocorreu na zona rural sul da capital. A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão...
spot_img

Posts Recomendados