A aeronave teve que ficar voando em círculos para gastar o combustível e pousar em segurança.
O avião que transportava o presidente Lula (PT) no retorno ao Brasil apresentou problema técnico no motor logo após decolar do aeroporto da Cidade do México, na tarde desta terça-feira, 1º de outubro. Estão a bordo, além do presidente, a primeira-dama Janja da Silva, os ministros Mauro Vieira e Cida Gonçalves, o indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, além de assessores.
Mesmo com a pane, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) não tem autorização para pousar no momento, uma vez que o tanque de combustível está cheio, o que compromete a segurança da aterrissagem.
Um avião reserva já foi preparado para transportar a comitiva do presidente de volta ao Brasil. A orientação da FAB foi que o piloto sobrevoasse a região por aproximadamente duas horas para gastar o combustível. Imagens de radar mostram a aeronave voando em círculos.
Em nota, a FAB informou que os pilotos realizaram com sucesso os procedimentos de segurança e “aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”.
Leia na íntegra da nota assinada pelo comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno:
Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (1º). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.