Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Baixa natalidade e busca por economia melhor afetam crescimento populacional do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma pesquisa realizada pelo IBGE revelou que o Piauí foi o estado com menor crescimento populacional de 2012 a 2021.

O Piauí foi o estado que registrou a menor taxa de crescimento da população entre os anos de 2012 e 2021, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população do estado, que era de 3,213 milhões de pessoas em 2012, chegou a 3,289 milhões em 2021, um crescimento de apenas 2,4%.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostram que, além da menor taxa de crescimento do país, o Piauí tem saldo migratório negativo, indicando que o estado perde mais pessoas para outros locais do que recebe novos moradores.

Conforme o levantamento, cerca de 13,9 mil habitantes – em média – saem do Piauí para morar em outros lugares todos os anos. A taxa líquida de migração chegou a -3,81 em 2021, o que significa que a cada mil habitantes, cerca de 3,81 deixam o estado anualmente.

Segundo o geógrafo e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lucas Monte, o baixo crescimento da população piauiense e o saldo migratório negativo podem ser explicados por dois fatores: a taxa de natalidade estar em queda desde os anos 1980 e o aumento de pessoas que buscam por melhores condições de vida fora do estado.

“A taxa de natalidade está sofrendo uma baixa desde a década de 80 no Brasil todo, porque a mulher está cada vez mais inserida no mercado de trabalho e tende a ter cada vez menos filhos. Com isso, acabamos tendo um déficit do crescimento populacional no estado. Uma outra explicação é justamente os processos migratórios. É muito comum cada vez mais pessoas não só em Teresina, mas principalmente no interior do Piauí se deslocarem para outros estados em busca de melhores condições de vida”, explicou.

O professor cita que muitas pessoas que vão tentar a vida fora do Piauí acabam não retornando depois de se estabelecer, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

“Uma pessoa que vive no meio do sertão piauiense pode passar necessidade de água, de comida, porque as condições climáticas e ambientais daquele local acabam se tornando um pouco desfavoráveis para que ela tenha acesso à água e comida. Isso afeta também os animais, que acabam morrendo também por sede e fome. A pessoa sai daquele local e vai em busca de melhores condições de vida, se muda para o Sul e Sudeste, em busca de emprego, em busca de dinheiro, pensando em, talvez, retornar no futuro, mas muitas vezes ela não retorna mais”, comentou.

Lucas Monte menciona que esse processo migratório afeta o estado não só na questão populacional, mas também econômica.

“A maioria das pessoas que fazem essa migração compõem outro indicador demográfico: o indicador de população economicamente ativa, que são aquelas pessoas aptas a fazer a economia girar. O Piauí perde essas pessoas que poderiam estar gerando renda e movimentando a economia local, apenas por não oferecer condições melhores de vida para essas pessoas. Enquanto isso, a economia de outros estados ganha com a força de trabalho desses piauienses que migram para outros lugares”, completou.

O especialista ainda declarou que, para manter o crescimento populacional estável e a economia crescendo, é necessário ver quais os fatores que estão causando essa migração.

“Não é simplesmente ver a taxa, mas sim o que está por trás daquilo e, caso necessário, tentar corrigir esses problemas. É preciso pensar na perspectiva de fazer com que o número de habitantes se mantenha igual ou em nível normalizado dentro daquele estado, de modo a favorecer o próprio estado economicamente”, finalizou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Exportadores de mel do Piauí propõem divisão de taxa com clientes dos Estados Unidos

Setor teme uma queda nas exportações e aumento nos custos logísticos. Caso clientes norte-americanos não aceitem a divisão da...

Sepultamento da vereadora Indira Rocha será às 16h desta terça após sessão na Câmara de Landri Sales

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Será sepultada às 16h desta terça-feira (15), em Landri Sales, a vereadora Indira...

De beneficiária do Bolsa Família a empreendedora, costureira transforma ateliê com crédito do Acredita

Nesta semana, o MDS publica a história de três empreendedoras que impulsionaram os negócios graças ao programa Acredita no...

Filhos de Mão Santa e Dona Adalgisa decidem que os pais devem sair da cidade por medida de segurança

Ex-prefeito e a ex-primeira dama vão passar um período em Portugal, na casa da filha que já reside por...
spot_img

Governo do Estado entrega nova estação do metrô no bairro Itararé, na zona sudeste de Teresina

Além da estação, a obra também contempla a revitalização da estação e a entrega do trecho ferroviário entre os...

Piauí registra 22 mil crianças sem nome do pai e Defensoria realiza campanha para mudar cenário

Em quase dez anos, mais de 22 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no Piauí....
spot_img

Posts Recomendados