Segundo instituições financeiras, instabilidades ocorreram durante a tarde, mas situação já foi resolvida.
Clientes de diversos bancos usaram as redes sociais nesta sexta-feira (5) para reclamar de problemas nos pagamentos via PIX. Os casos foram registrados em instituições como Banco do Brasil, Nubank, Banco Inter, C6 Bank e PicPay.
De acordo com as instituições financeiras, ocorreram instabilidades no serviço de pagamento instantâneo — principalmente durante a tarde —, mas os problemas já foram solucionados.
Apesar das falhas, o Banco Central do Brasil (BC), criador do PIX, informou que seus sistemas “estão funcionando normalmente”. Disse ainda que não se manifesta sobre instituições individuais.
A plataforma Downdetector, que monitora serviços online, registrou picos de problemas atribuídos aos bancos. No caso do C6 Bank, as reclamações se concentraram mais pela manhã. As demais instituições tiveram picos durante a tarde.
Em nota, o Banco do Brasil informou que identificou instabilidade no login de seu aplicativo e no PIX “em parte da tarde para alguns clientes”. Segundo a instituição, tanto o mobile quanto o sistema de pagamentos voltaram a operar normalmente no final da tarde.
O Nubank afirmou que houve uma instabilidade temporária, já “integralmente solucionada”.
O Banco Inter também informou que houve instabilidade “momentânea” durante a tarde. Disse ainda que, após correção, o serviço está funcionando normalmente.
Procurado, o PicPay informou que não irá se posicionar sobre o assunto.
O C6 Bank, por sua vez, não respondeu até a última atualização desta reportagem.
Por André Catto, g1