Barroso vota pela descriminalização do aborto em último dia como ministro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro defendeu interrupção da gestação até a 12ª semana.

O ministro Luís Roberto Barroso proferiu seu voto favorável à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação nesta sexta-feira (17), em seu último dia de atuação na Suprema Corte. Com o posicionamento do ministro, que se aposenta antecipadamente neste sábado (18), o placar do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) ficou em 2 a 0 pela descriminalização.

A ação em julgamento, protocolada pelo PSOL em 2017, questiona a criminalização da interrupção da gravidez até o terceiro mês de gestação. O partido alega que a lei atual afeta a dignidade da pessoa humana, especialmente a de mulheres e meninas negras e pobres.

Em seu voto, Barroso defendeu que o aborto seja tratado como uma “questão de saúde pública”, e não por meio do direito penal.

“A criminalização penaliza, sobretudo, as meninas e mulheres pobres, que não podem recorrer ao sistema público de saúde para obter informações, medicação ou procedimentos adequados. As pessoas com melhores condições financeiras podem atravessar a fronteira com o Uruguai, Colômbia, ir para a Europa ou valer-se de outros meios aos quais as classes média e alta têm acesso”.

Apesar do avanço no placar, o julgamento foi suspenso logo após o voto de Barroso, por um pedido de destaque feito pelo ministro Gilmar Mendes. A medida transfere o caso do Plenário Virtual para o Plenário Físico, sem previsão de data para ser retomado. Atualmente, o aborto só é permitido no Brasil em casos de estupro, risco à saúde da gestante e de fetos anencéfalos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...
spot_img

Posts Recomendados