Beatificação da cearense Menina Benigna é marcada para 24 de outubro pelo Vaticano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A jovem cearense foi morta há 80 anos, quando resistiu a um estupro em Santana do Cariri. Desde então, Benigna virou símbolo da luta contra o feminicídio e crimes sexuais contra menores.

Benigna Cardoso da Silva, morta aos 13 anos, em 1941, será beatificada em 24 de outubro, informou o Vaticano. Menina Benigna, como é conhecida, será a primeira beata nascida no Ceará e a quarta mártir do Brasil. Ele foi assassinada após se recusar a ter relações sexuais com um colega de escola que a assediava.

A data da beatificação foi anunciada na última segunda-feira (2) e é simbólica, já que será realizada no mesmo dia em que a menina morreu.

Benigna, descrita como uma pessoa muito religiosa, é muito venerada em Santana do Cariri, sua cidade natal, e considerada “heroína da castidade”. No local da morte da jovem foi erguido um monumento com uma cruz, além de uma lápide e um memorial que conserva alguns de seus objetos pessoais.

A promulgação do decreto no qual o Papa Francisco autorizou a beatificação é de outubro de 2019. A beatificação, que faz parte do processo para torná-la uma santa para a Igreja Católica, deveria ter acontecido ainda em 2020, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Benigna foi assassinada com golpes de facão dados por Raul Alves, após se recusar a ter relações sexuais com ele. A jovem era assediada pelo rapaz, com propostas de namoro, mas ela sempre o rejeitou, segundo a Diocese de Crato.

No dia 24 de outubro de 1941, sabendo que ela buscaria água em um poço perto de casa, o jovem decidiu esperá-la escondido. Ao tentar agarrá-la à força, ele a assassinou com um facão após uma tentativa de defesa dela.

Menina Benigna passou a ser venerada como mártir na região do Cariri e virou símbolo da resistência contra o feminicídio e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

No último dia 27 de março, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou a construção do Santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri.

Folhapress

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...
spot_img

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...

Membros do governo Lula avaliam que anúncio de Flávio Bolsonaro é estratégia para 2030

Ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho para ser candidato a presidente em 2026 Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio...
spot_img

Posts Recomendados